sábado, 28 de junho de 2008

5 - A CULTURA ENXADRÍSTICA

O Xadrez, que reúne organicamente elementos da Arte, da Ciência e do Esporte, ao longo dos séculos, constituiu parte inalienável da Cultura e da Civilização Mundial”. (I. Linder, Historiador de Xadrez)


Consideramos o Xadrez como uma Cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro Mestre de Xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos Para os enxadristas, é importante chegar a ser um jogador capaz de conhecer a teoria das Aberturas e a técnica do Meio Jogo e do Final; converter-se num Mestre com amplos conhecimentos técnicos é uma meta dos jovens aficionados ao Jogo Ciência e de todos os que desejem avançar no difícil mundo das 64 casas.Estudar os Clássicos do Xadrez, desde Philidor a Botvinnik, e analisar as partidas de Fischer, Karpov, Anand e Kasparov, converte-se numa “lei metodológica” para cumprir as aspirações de conquistar sucessos desportivos cada vez superiores.Chega o momento em que o estudante se converte num reconhecido jogador, atinge a Maestria, no entanto, falta-lhe algo para ser um Mestre em toda a extensão da palavra; carece de algo que o faria um extraordinário porta-estandarte do Xadrez: falta-lhe Cultura Enxadrística. Pessoalmente me encontrei com estes enxadristas, fortes jogadores de Xadrez, há que reconhecer, mas desprovidos de uma Cultura Enxadrística que complemente seu bom nível de jogo; estes mal podem conversar sobre temas enxadrísticos, já que estão muito limitados em seus conhecimentos.Que aspectos são os mais significativos de conhecer para possuir uma integral Cultura Enxadrística? São inumeráveis, mas, fundamentalmente, pode-se destacar os seguintes: - A História do Xadrez.- A Evolução das Correntes enxadrísticas, desde Philidor, passando pela Escola Soviética, até nossos dias.- Os Clássicos do Xadrez, incluindo todos os Campeões Mundiais e o aporte de suas idéias ao desenvolvimento enxadrístico universal.- Os Torneios que fizeram e fazem época dentro do Xadrez mundial.- As Partidas famosas de todos os tempos. - As Frases Célebres que enaltecem os valores e as virtudes do Xadrez. - A relação do Xadrez com outras Ciências: a Matemática, a Psicologia, etc.- A vinculação do Xadrez com a Literatura, o Cinema, a Filatelia, etc.- A inter-relação entre o Xadrez e a Cibernética.- Biografias dos jogadores representativos de diferentes Escolas e épocas. - Curiosidades e episódios. Finais e Problemas artísticos que embelezam o Xadrez.- Os livros imprescindíveis para conseguir uma base enxadrística adequada que permita chegar à Maestria.Sem dúvida, pode-se mencionar muito mais, já que o mundo do Xadrez tende ao infinito e portanto são muitos os fatores práticos e intelectuais que o convertem numa Cultura universal integrada por uma extraordinária auréola de temas.Embrenhar-se no tempo do desenvolvimento de uma determinada variante ajudaria o jogador a assimilar melhor seu estudo. Por exemplo, ao estudar a variante Najdorf na Defesa Siciliana, é impossível não se remontar ao Torneio internacional de Gotemburgo de 1955, onde aconteceu a famosa Tragédia Argentina. Ao situar-se no tempo e nos pormenores da mesma, temos melhor formação intelectual para compreender melhor enxadrísticamente dita variante.Da mesma forma, se conhecermos de antemão detalhes do match pelo Campeonato do Mundo de 1972, sem dúvida estaremos em melhores condições para compreender a importante jogada 14. Cb1!?, realizada por Boris Spasski na Siciliana do Peão envenenado proposta por Robert Fischer na partida número 11 do match.Também é evidente que se conhecemos parte da vida de um determinado autor compreendemos melhor seus livros, suas idéias e seus objetivos.Isso acontece com diversas situações ao estudar Xadrez. Se temos uma formação cultural enxadrística ampla, estaremos em condições de assimilar melhor o estudo do Xadrez e poder progredir com maior facilidade.A Cultura Enxadrística pode ser adquirida lendo, estudando e conversando sobre diferentes tópicos do Xadrez. Conversar com um Mestre que possua elevados conhecimentos técnicos e ampla Cultura Enxadrística constitui uma privilegiada cátedra de Xadrez, da qual nem todos podemos desfrutar periodicamente. Por isso, é importante o papel que desempenham na atualidade as páginas de Xadrez da INTERNET, as que cumprem o excelente papel de divulgação, não só de notícias da atualidade internacional, mas também de uma extensa gama de aspectos culturais relacionados com o Jogo Ciência.

Nelson Pinal Borges, MISanto Domingo, 05/12/05.
Artigos do MI Nelson Pinal em espanhol na web Ajedrez EspectacularFonte: Ajedrez Espectacular

Nenhum comentário: