terça-feira, 27 de julho de 2010

957 - NOTA DA CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE

Amigos(as) enxadristas do Estado do Rio de Janeiro, O Movimento de Convergência do Xadrez Fluminense foi concebido no dia 26 de fevereiro deste ano, quando partiu de um contexto de "terra arrasada" (sem que a Federação Estadual sequer lançasse seu calendário anual de eventos até aquela data) e em apenas cinco meses de existência conseguiu fomentar e lançar as bases de três circuitos (IRT, 21 e Blitz), supervisionar importantes eventos estudantis no Estado (preenchendo uma lacuna deixada pela incompetência da Federação Estadual), propiciar cursos arbitrais, palestras técnicas/filosóficas e encontros de enxadristas nos clubes. Ações que têm movimentado o xadrez fluminense, desde então, com forte e crescente adesão de clubes e da comunidade enxadrística local, atingindo a todos, apoiadores ou críticos do movimento, sem exceção. Uma de nossas premissas de trabalho, a melhoria de qualidade de eventos em nosso Estado, até mesmo afetou o comportamento dos dirigentes e apoiadores da Federação Estadual, que têm se esforçado mais desde que perceberam nosso claro impacto organizacional no status quo estadual. Basta ver a qualidade de seus últimos eventos, comparativamente à realidade apresentada nos últimos anos. É o que podemos chamar de "EFEITO CONVERGÊNCIA"!
Seguiremos firmes em nosso planejamento e expansão de atividades em prol do xadrez. Não pensamos no curto prazo ou em provas únicas e intempestivas como esta que a Federação Estadual lançou recentemente, mas sim na execução de um plano concatenado e convergente de maturação, desenvolvimento e expansão da prática de xadrez em nosso Estado, visando à massificação, qualificação e resultados melhores para todos! Uma andorinha só não faz verão!
Não focamos apenas na qualidade básica ou pontual de eventos e seus prêmios e sim no desenvolvimento sustentado, ético e contínuo de nosso ambiente enxadrístico atual e futuro. Despertar o brilho no olhar em cada enxadrista fluminense é nossa meta maior! Vislumbramos, planejamos e realizamos continuamente, desde nosso surgimento como um movimento estruturado, maneiras de fomentar o que acreditamos ser o melhor caminho para o nosso xadrez. E as adesões acontecem em ritmo cada vez mais forte! Pensamos em valorizar e expandir possibilidades para os profissionais de xadrez, além de formar e preparar mais pessoas para atuarem conosco. Desejamos que nosso Estado e nossas cidades sejam pólos de atração e desenvolvimento de enxadristas e não o contrário, claramente nossa realidade atual. Desejamos também apoiar fortemente o desenvolvimento de jovens, o que seguramente é nosso projeto mais ousado e que terá inúmeras etapas, pois nada se constrói de solavanco e sim com consistência e determinação e, principalmente, visão de longo prazo. E que nossas enxadristas não pensem que estão esquecidas! Uma linda surpresa está em gestação para elas! Hoje temos consolidados os três circuitos citados e as palestras técnicas e filosóficas sobre xadrez, mas saibam que novas parcerias e possibilidades estão em negociação e serão divulgadas a seu tempo. Reflitam no quanto já revolucionamos e saibam que é apenas o começo... O jogo ainda nem bem começou! Avaliem a ética, propostas, ações e resultados de nosso movimento nesse curto espaço de tempo de existência e o que seremos capazes de realizar, unidos e convergentes num ideal maior, e comparem friamente com o contexto dos últimos 5, 10, 15 anos.... Nada da gestão oficial de antes e de hoje em nosso xadrez estadual tem nossa consistência e capacidade de realização! Vamos ocupar esse espaço de forma natural e legal. Tudo a seu tempo! Nossa caminhada é consistente, inexorável e viemos para realizar por muito tempo, pois um detalhe fundamental nos une, o amor pelo xadrez, em sua mais alta e singela expressão. Contamos com o apoio, adesão e compartilhamento de cada clube e enxadrista fluminenses nessa longa e consistente caminhada! Seja mais um a acreditar que podemos juntos fazer mais e melhor pelo xadrez em nosso Estado! Participe ou visite nossos eventos, proponha e realize outros com nosso total apoio! Afinal, cada um de nós é um alicerce desse sonho que construímos e evoluiremos juntos. Próximos eventos: Etapa do circuito 21 (10h) e Palestra técnico filosófica (16h) na AABB-RIO, dia 07 de agosto. Só depende de nós!
"Há homens que lutam um dia e são bons.
Há homens que lutam uma semana e são melhores.
Há homens que lutam um ano e são muito bons.
E há homens que lutam durante toda a vida.
Estes são os imprescindíveis."
Bertholt Brecht
Movimento de Convergência do Xadrez Fluminense

Nenhum comentário: