segunda-feira, 22 de março de 2010

808 - ADELINO E O XADREZ

Por Jacqueline França - Agencia Bom Dia
Aos 80 anos, Adelino Pereira Ignácio é a prova de que é possível continuar no esporte independente da idade; com espírito jovem, ele representa a cidade nos Jogos Regionais do Idoso Há quem diga que o esporte é ingrato quando o assunto é a idade. Quanto mais velho, menor o rendimento. Pois é, mas o sorocabano Adelino Pereira Ignácio está bem vivo para provar exatamente o contrário. Aos 80 anos, ele está em plena atividade e os resultados são cada vez melhores, deixando muitos jovens para trás. Adelino representa a cidade nos Jogos do Idoso e passa todas as tardes no Xadrez Clube de Sorocaba, onde, além de ensinar tudo o que aprendeu ao longo da vida, treina para as competições. Esse enxadrista de vasta idade e espírito jovem começou a competir em 1950, mas aprendeu as regras deste milenar jogo de tabuleiro ainda na infância. “Na minha casa ninguém sabia jogar, então praticava na escola, com os amigos”, lembra. Quando passou a freqüentar o Xadrez Clube, começaram a vir os títulos. Só do Campeonato Sorocabano, Adelino foi campeão três vezes. Já nos Jogos Regionais ele perdeu a conta de quantas vezes venceu. “Gosto muito do xadrez, é uma terapia, um prazer jogar”, afirma. Esse prazer em praticar o esporte foi transmitido dentro de casa. As duas filhas do enxadrista aprenderam a jogar e viraram parceiras do pai. Agora, ele espera que os netos também conheçam as regras do jogo. Para Adelino, a principal qualidade do xadrez é o raciocínio. “Esse jogo é uma matemática”, diz. “Além disso desenvolve a disciplina do jogador”, completa.
O veterano se orgulha em dizer que os sócios do clube hoje ensinam crianças de 11 escolas municipais. Segundo ele, uma possibilidade de passar às futuras gerações a necessidade de se valorizar o xadrez. As muitas habilidades de Adelino diante do tabuleiro já renderam fatos curiosos, como partidas intermináveis e outras simultâneas.
Fonte:http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Esporte/15452/Aos+80+anos,+Adelino+joga+xadrez+todos+os+dias+e+os+resultados+sao+cada+vez+melhores

Nenhum comentário: