A Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do programa de “Ações Educativas Complementares”, oferece aos alunos da rede municipal de ensino algumas oficinas com o objetivo de ampliar a permanência do aluno na escola, melhorar o convívio social, aumentar a auto-estima e desenvolver o senso ético nas relações interpessoais. Uma dessas oficinas, a de xadrez, é uma das mais procuradas e com resultados práticos muito positivos, constatados pelos professores e pais de alunos.
Um exemplo disso está na Emef Sebastião Aguiar de Azevedo, no Jardim Presidente Dutra, onde 20 alunos da freqüentam a oficina de xadrez. A diretora da escola Jusmara Soares Vilalba testemunha os benefícios que a oficina oferece aos alunos. “O xadrez faz com que os alunos desenvolvam o raciocínio e automaticamente suas potencialidades. A partir do jogo, várias habilidades são descobertas por eles: criam hipóteses, aumentam a capacidade de memorização, paciência e autocontrole”, diz a diretora.
A coordenadora da escola, Giani Fregolenti, diz que os pais estão satisfeitos com o ingresso de seus filhos na oficina. “O retorno que os pais nos dão é muito satisfatório. Eles dizem que os filhos se sentem mais estimulados em freqüentar a escola e percebem que há um maior interesse pelos estudos, procurando mais pela leitura e por questões de raciocínio lógico, como a matemática”, diz Giani.
Um exemplo disso está na Emef Sebastião Aguiar de Azevedo, no Jardim Presidente Dutra, onde 20 alunos da freqüentam a oficina de xadrez. A diretora da escola Jusmara Soares Vilalba testemunha os benefícios que a oficina oferece aos alunos. “O xadrez faz com que os alunos desenvolvam o raciocínio e automaticamente suas potencialidades. A partir do jogo, várias habilidades são descobertas por eles: criam hipóteses, aumentam a capacidade de memorização, paciência e autocontrole”, diz a diretora.
A coordenadora da escola, Giani Fregolenti, diz que os pais estão satisfeitos com o ingresso de seus filhos na oficina. “O retorno que os pais nos dão é muito satisfatório. Eles dizem que os filhos se sentem mais estimulados em freqüentar a escola e percebem que há um maior interesse pelos estudos, procurando mais pela leitura e por questões de raciocínio lógico, como a matemática”, diz Giani.
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