sábado, 9 de maio de 2009

403 - XADREZ EM FORALEZA-CE - CURSO AVANÇADO DE ARBITRAGEM.

ORGANIZAÇÃO E ARBITRAGEM DE TORNEIOS DE XADREZ
Arbitrar torneios de xadrez tem se tornado uma responsabilidade cada vez maior para os serventes dessa modalidade esportiva, dado o alto nível técnico que tem alcançado os jogadores brasileiros. Concomitantemente, as competições tornam-se cada vez mais profissionais do ponto de vista organizacional, exigindo dos árbitros e diretores de torneios um nível de conhecimento técnico e logístico crescentemente mais apurado.
Mesmo as competições onde a maioria dos jogadores são iniciantes requerem dos responsáveis por estes torneios a aplicação de técnicas logísticas, e dos árbitros especial atenção à aplicação das leis do xadrez. Ademais, torneios que contam com a participação de jogadores renomados o rigor das ações tendem a ser cada vez mais necessárias, de forma a garantir um bom resultado, tanto para quem promove, quanto para quem patrocina.
Neste sentido, urge a necessidade de termos pessoas preparadas para desenvolver essas ações de forma profissional. O Curso Avançado de Organização e Arbitragem de Torneios de Xadrez prevê além do conhecimento técnico necessário ao desempenho destas funções, a discussão sobre a necessidade do árbitro de xadrez ser um formador e colaborador do desenvolvimento ético, social e humano dos praticantes do xadrez, seja ele como esporte de competição ou apenas como atividade sócio recreativa. Além disso, o curso é pré-requisito para a solicitação de promoção de graduação no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez.
OBJETIVO: Capacitar árbitros de xadrez que já atuam na função, objetivando facilitar a promoção para graduação superior, conforme sua categoria (Auxiliar para Regional; Regional para Nacional), obedecendo aos critérios estabelecidos no Regulamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez.
DATA: 18 a 21 de junho de 2009
Maiores informações do folder oficial do curso, acesse:http://www.xadrezcearense.com.br/noticias/curso_arbitragem_avancado_fortaleza.php

Nenhum comentário: