sexta-feira, 22 de maio de 2009

425 - XADREZ : CAMPEONATOS NACIONAIS DO DESPORTO ESCOLAR 2009 EM SETUBAL - PORTUGAL

Iniciam-se, dia 22 de maio a partir das 16:00hs, em Setúbal, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar 2009, que decorrem até ao próximo dia 24 Maio (Domingo).
O Xadrez faz a sua estréia nos Campeonatos e joga-se na Escola Dom João II. No dia 22 de maio de 2009 será a prova individual, e as provas coletivas serão no dia 23 de maio de 2009.(http://paulojlcostachess.blogspot.com/2009/05/campeonatos-nacionais-do-desporto.html
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ PROF. ANTÓNIO BRAVO
A prática do xadrez, como é do conhecimento geral, é benéfico e estimulante para o ambiente escolar, pela sua especificidade. Tem a facilidade de não necessitar de muitos meios para a sua prática e as escolas têm-nos, à excepção do tabuleiro, das peças e do relógio de xadrez. Assim temos as condições para que não seja difícil estender a sua prática a todas as escolas do país. São os primeiros Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar para o Xadrez, saudámos a Direcção Nacional do Desporto Escolar pela aposta nesta modalidade, que já tem um número elevado de praticantes no Desporto Escolar e tem vindo a aumentar ao longo destes anos. A Federação Portuguesa de Xadrez tem apostado na formação dos jovens e tem igualmente apoiado o desenvolvimento do xadrez em ambiente escolar, conjuntamente com as Associações Distritais de Xadrez, que têm tido um papel importante nesta área. Devo também referenciar a existência de Planos Municipais, que contribuem de forma decisiva para a implementação desta atividade no meio escolar.
Uma palavra de agradecimento aos professores que nas escolas, com muita persistência e dedicação têm contribuído para o desenvolvimento do xadrez escolar. Ao nível da formação, através de cursos de monitores e árbitros, a FPX tem privilegiado o xadrez escolar, gostaria, no entanto, de deixar aqui o compromisso que a Federação fará todos os esforços no sentido de reforçar esta área, e onde com a colaboração das estruturas do Ministério da Educação se consiga alcançar o objetivo do xadrez ser praticado em todas as escolas do país.
Desejamos à Direcção Nacional do Desporto Escolar, aos elementos da organização dos campeonatos, os maiores sucessos e que a organização atinja um nível qualitativo elevado.
A todos os participantes, atletas, professores e juízes, deixamos os nossos votos de sucessos desportivos.

Nenhum comentário: