
Além da escola campeã, também participaram mais dois pólos do programa: a Escola Municipal Arthur Campos Mello e o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão). Segundo a coordenadora do “Segundo Tempo” em Dourados, a professora Tânia Miranda, os resultados foram de grande importância, já que haja o xadrez cresce a cada dia em Dourados.
“O xadrez contribui e muito na formação de crianças e jovens. É um excelente instrumento educativo multidisciplinar. Ficamos contentes com o resultado do festival e com o crescimento da atividade em nossa cidade”, destacou a coordenadora. Ela esclareceu também que a modalidade esportiva auxilia no processo de desenvolvimento da personalidade na fase escolar, na busca do referencial de um pensamento organizado.
Tânia disse que o xadrez traz uma série de benefícios para os praticantes como atenção e concentração, julgamento e planejamento, auto-controle, paciência, criatividade, lógica matemática e o raciocínio. Elementos que conforme a educadora, permitem ao xadrez ser considerado como um importante elemento no contexto escolar.
“Temos priorizado e incentivado a prática do xadrez nas atividades do programa. Os alunos que participam do segundo tempo, têm valorizado e muito a proposta de incluirmos a modalidade esportiva no projeto”, frisou. Dourados é a única cidade de Mato Grosso do Sul que possui atividades do programa “Segundo Tempo”.
O projeto conta atualmente com mais de 1.600 alunos, distribuídos em oito núcleos que funcionam em instituições de ensino público e também em centros esportivos e de lazer como as escolas municipais, Álvaro Brandão, Maria da Conceição Angélica, Sócrates Câmara, Laudemira Coutinho, Escola Indígena Augustinho e ainda no Parque Antenor Martins e no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário