domingo, 2 de agosto de 2009

570 - CONTINENTAL DAS AMÉRICAS 2009 - GM ALEXANDER SHABALOV (EUA) E GM FIDEL CORRALES (CUB) GANHAM COM 9,0 PTS!

Termina o maior evento enxadristico brasileiro dos últimos tempos, e GM americano (Russo naturalizado americano) Alexander Shabalov e o GM cubano Fidel Corrales (2602) ganharam o Campeonato das Américas 2009 com 9 pontos em 11 possiveis, e em terceiro lugar GM brasileiro Gilberto Millos 8,5 pts. Na quarta posição aparece o GM argentino Diego Flores, e em quinto, GM peruano Julio Granda. Em sexto lugar, IM chileno Mauricio Rios, sétimo, GM americano Friedel Joshua E., em oitavo ficou GM americano Alexander Ivanov, todos chegaram ao final com 8,5 pts. Em nono lugar ficou GM argentino Ruben Felgaer e em décimo, fechando assim os 10 primeiros colocados, GM venezuelano Eduardo Iturrizaga, ambos com 8,0 pts.
A grande sensação do evento foi o jovem perunao FM Jorge Cori, de apenas 14 anos que na última rodada venceu o atual campeão brasileiro, GM André Diamant e já havia vencido outros 3 GMs !!! Jorge Cori chega com 8,0 pts e na décima quarta colocação e ainda é o melhor FM do campeonato.
O melhor brasileiro não titulado deste Continental, é Evandro Amorim barbosa ELO 2279 que terminou em quadragésimo quinto lugar e com 7,0 pts em 11 possíveis!
O Carioca Pedro Paiva ELO 2195, fez um excelente campeonato fazendo 6,5 pts, a mesma pontuação que vários FMs, IMs e GMs renomados!
No feminino com 6,5 pts, WIM peruana Deysi T. Cori irmã do FM Jorge Cori, é a melhor colocada do pelotão feminino, seguida da WFM brasileira Vanessa Feliciano, da WGM venezuelana Sarai Castilho Sanches, e de outra WFM brasileira, Julliana Terão, as três com 6,0 pts.
Classificaram-se para o Mundial da FIDE os 4 GMs abaixo no Tye Break:
GM Peruano Julio Granga, 3,5 pts
GM brasileiro Gilberto Millos, 3,5 pts
GM argentinoDiego Flores, 2,5 pts
GM americano Alexander Ivanov, 2,5 pts
GM americano Friedel Joshua e IM chileno, fizeram 1,5 e não conseguiram se classificar.
Obs - Na postagen anterior que fiz a esta, continham alguns erros de posicionamentos e colocações, inclusive apontando somente GM americano Alexander Shabalov como único campeão, mas creio que agora estão corretos, rs
Veja também a classificação geral:http://continentalamericas2009.blogspot.com/

Um comentário:

Mozart disse...

Uma vergonha a partida entre Shabalov e Corrales. Empate em 7 lances,com um copiando o movimento do outro. Estou revoltado. Fica feio para a imagem do xadrez. É esse tipo de contribuição que o pessoal faz para o desenvolvimento e popularização do xadrez? Não aceito isso nem em competições amadoras e nem em um mundial.
A "Lei de Sofia" deveria já estar valendo para todas as competições FIDE. Quem merecia vencer era o Milos.