domingo, 16 de agosto de 2009

595 - CBX E FARESE ASSINARAM TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL!

A CBX - Confederação Brasileira de Xadrez e FARESE - Faculdades da Região Serrana - Santa Maria de Jetibá - ES , assinaram termo de cooperação Técnica Educacional.
veja: http://www.farese.com.br/
O Xadrez Educacional: O xadrez é considerado de forma unânime um entretenimento profundamente intelectual. Vários estudos indicam que este esporte é também uma poderosa ferramenta educativa. A capacidade do cálculo, da atenção, da concentração, do gerenciamento, do raciocínio lógico, do abstrato e da tomada de decisões são algumas das habilidades que o xadrez desenvolve na sua prática sistemática.Em diversos estudos publicados pela psicologia, sociologia e educação, tendo como objeto de estudo o jogo xadrez, demonstraram que a prática gradual de xadrez nas escolas desenvolve e/ou fortalece uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos vários âmbitos escolares.A intervenção no meio escolar se justifica, por que o xadrez:
* É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que está difundido por todos os países do mundo e que engloba uma gama de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade.
* Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento de linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
* Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento ensino-aprendizagem.
* Desenvolve a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
* Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo.
* Proporciona prazer em seu estudo e prática.
* Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
* Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
E apostando na tendência de buscar ferramentas tranversais para inovar na prática pedagógica de seus docentes que a FARESE – Faculdade da Região Serrana- criou o LAXEP- Laboratório de Xadrez Pedagógico, que visa estudar, difundir e estimular as várias vertentes que o jogo de xadrez pode proporcionar no âmbito educacional.
http://www.farese.com.br/laboratorios/laxep.asp

Nenhum comentário: