quarta-feira, 5 de agosto de 2009

579 - SCN - SPORTCANAL EM PORTUGAL

SCN é um Site multi-desportivo que acompanha, divulgando fundamentalmente, modalidades amadoras, ou seja, portal que cobre o esporte amador em Portugal, e que destinou uma coluna exclusiva ao xadrez, onde disponibiliza e cobre eventos enxadristicos lusitanos.
Veja:http://www.scn.pt/index.php?menu=2
Aqui no Brasil e principalmente nas grandes metrópoles, existe a necessidade de um canal semelhante, onde o xadrez seja colocado em evidência, e onde as informações daquilo que acontece no cenário nacional seja de acesso a todos que tenham interesse nessa modalidade esportiva que cresce a cada dia em nosso país.
Vejo uma tendência a ser seguida, oriunda dos paises desenvolvidos, e ainda mais depois do protocolo que foi firmado na ocasião das olimpíadas de Dresden na Alemanha que aconteceu no final do ano passado, que existe uma intenção de introduzir o xadrez escolar em todas as nações, e com isso não terá como o xadrez não ser massificado, gerando mais interesse o que proporcionará até mesmo empregos nessa área, tais como: Professores, Instrutores, Coordenadores e etc...
São poucos os meios de comunicação por aqui que incentivam o xadrez, pois na maioria das vezes os noticiários são destinados às tragédias e as violências que acontecem em todo país, as poucas vezes que o xadrez é mencionado parece sempre ligado a escândalos e fatos nocivos ao próprio xadrez. É bem verdade que nas pequenas metrópoles é mais comum a divulgação pelos meios de comunicação locais, mas na verdade o xadrez necessita mesmo de um canal que veicule essas informações com freqüência, em forma de informativo. Até mesmo colunas sobre xadrez são bem escassas por aqui e na verdade até temos pessoas competentes do meio jornalístico dentro do próprio meio enxadristico nacional.
Vamos torcer para que surja alguma grande empresa dos meios de comunicação que se interesse em disponibilizar um espaço exclusivo para as noticias, informações e até mesmo cobertura, do que acontece no meio enxadristico em terras tupiniquins.
Pode até ser que esteja enganado, mas não consegui ver nenhum Jornal Esportivo do Rio de Janeiro ou São Paulo, trazendo alguma nota ou falando do Continental das Américas, onde se reuniu várias nações dos 3 continentes, e ainda inúmeros competidores se fizeram presente no CXSP – Clube de Xadrez São Paulo, no centro da capital paulista, disputou-se prêmios de $ 32.000 (trinta e dois mil dólares) e 6 vagas para o Mundial da FIDE – Federação Internacional de Xadrez. Quanto não circulou em dinheiro neste evento?
Acho que merecia toda divulgação, mas isso ficou mesmo a cargo de nós blogueiros que amamos, creio eu até mais da conta, esse maravilhoso esporte milenar
Parabéns a SCN de Portugal pelo espaço destinado ao xadrez!

Nenhum comentário: