quarta-feira, 5 de agosto de 2009

575 - CAMIR – CLUBE AMADOR DE MIRANDELA, DISTRITO DE BRAGANÇA – PORTUGAL, DEDICA MÊS DE JULHO AO XADREZ.

O xadrez continua a ser a aposta forte do Clube Amador de Mirandela (Camir). As noites de xadrez no parque, as 24 horas de xadrez e o torneio de Troca-Peças foram algumas das atividades propostas durante o mês de Julho. David Martins ganhou o desafio das 24 horas de xadrez, organizado pela Associação de Xadrez de Bragança em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e com a Federação Portuguesa de Xadrez.“Eu sabia que tinha algumas hipóteses de ganhar mas não tinha a certeza de conseguir. É muito cansativo mas também acho que é bom para os jovens, para terem mais resistência”, afirmou o jovem jogador que em Agosto vai a Itália representar Portugal no Campeonato Europeu. No final, Eduardo Libório, presidente da Associação de Xadrez de Bragança, estava contente com os resultados deste desafio de 24 horas. “Este foi o primeiro penso que para o próximo ano haverá mais, e ao fazer outro correrá melhor, mas é impressionantes as três ou quatro da manhã ver os "miúdos" de sete, oito e dez anos aqui para continuar e agüentarem até às oito da manhã. Correu muito bem, comentou o responsável garantido um outro torneio para o próximo ano.
No dia 26 de Julho foi a vez de ter lugar o início do primeiro Campeonato nacional aberto de Troca-Peças.“O troca peças é uma vertente do xadrez que é jogado por equipas de dois jogadores, em que um joga peças pretas e o colega joga peças brancas. As peças que são comidas são passadas ao colega e vice-versa. É uma variante diferente do xadrez”, explicou Eduardo Libório. De imediato Mirandela não ambiciona vir a acolher uma prova de título internacional, mas o xadrez vai continuar a ser uma aposta forte do Clube Amador. A comemorar 27 anos de existência, o clube está com força e vontade de se reafirmar. Victor Magalhães, atualmente tesoureiro do Camir, acredita que o Clube está se reafirmando. O objetivo agora é chamar antigos sócios. “Estes últimos 10 anos foram de intensa atividade e de reafirmação do clube. Houve períodos em que esteve em alta, outros em que esteve mais em baixo, mas penso que nestes últimos 10 anos, também devido à aposta que se tem feito nas modalidades, temos tido enorme sucesso”, afirmou. “Queremos chamar alguns dos sócios dos quais se perdeu um pouco o rasto e a idéia é trazer novamente as pessoas para junto do clube”, concluiu Victor Magalhães.
fonte:http://www.imprensaregional.com.pt/jornal_terra_quente/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czozOiI3NTkiO3M6OToiaWRfc2VjY2FvIjtOO30=

Nenhum comentário: