terça-feira, 11 de novembro de 2008

38 - 33º CAMPEONATO POR EQUIPES DA FEXERJ - 2008

Simultânea de Lacerda Guimarães em 1929 no Clube de Xadrez do Rio de Janeiro. A simultânea foi realizada logo depois que José Lacerda Guimarães (1903-1984) ter conquistado o título de campeão carioca de 1929. Em 1930, Lacerda Guimarães jogou um match com João de Souza Mendes Júnior (1892-1969) pelo título de campeão brasileiro. A vitória foi de Souza Mendes por 5 a 2 (quatro vitórias, dois empates e uma derrota).






Programado para os dias, 29 e 30 de Novembro de 2008, último final de semana do mês de Novembro, no salão nobre da AABB-Tijuca.

Dia 24/11/2008 será o término das inscrições, conforme site oficial da FEXERJ.

O Interclubes é uma competição bastante disputada, onde os clubes preparam com alguma antecedência, suas equipes e suas estratégias, com o intuíto de conquistar o máximo de vitórias possiveis em suas respectivas categorias, aumentanto ainda mais a disputa que promete este ano ser muito acirrada em todas as categorias.

O Campeonato Popular (disputado nos dias 8 e 9 de Novembro, tambem na AABB-Tjuca) é uma espécie de preparação para o Interclubes, que dá para se ter uma idéia de como deverá ser está competição onde os clubes lutam pelas classificações mais privilegiadas, os 3 (tres) primeiros lugares.

Aguardamos com bastante ansiedade os próximos dias, onde as equipes estarão sendo formadas definitivamente para esta importante competição no cenário enxadristico do Rio de Janeiro.

Boa sorte a todas os clubes que participarão deste importante evento carioca!


VOCE SABIA?

Que o Campeonato Interclubes-RJ foi a primeira competição por equipe a surgir no Brasil.

Começou a ser organizado em 1928 pela Federação Brasileira de Xadrez.

De 1941 até 1975 pela FMX. A partir de 1976, tornou-se estadual 2(dois) dos Estados da fusão, e organizado pela FEXERJ.

Os presidentes da Federação Metropolitana de Xadrez (FMX) foram: Joaquim de Almeida Pinto, Rodolfo Magioli, Lauro Demoro, Francisco de Assis Rosa e Silva Neto, Oswaldo Pereira Caldas, Olício Gadia, José Thiago Mangini, Hilwan Cantenhede, Luciano de Andrade, Júlio de Souza Mendes e Friedrich Salamon.

Os presidentes da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ) foram: Friedrich Salamon, Carlos Emery Trindade (interino), José Thiago Mangini, Reynaldo Veloso, Djalma Caiafa, Marcelo Einhorn (interino), Eduardo Arruda Cunha e Ricardo Barata.

A cidade do Rio de Janeiro foi o primeiro lugar do Brasil a ter o seu campeonato organizado.
Não existiam confederações e nem federações de xadrez em nenhum local do País. Mesmo assim, um grupo de enxadristas de clubes, principalmente do Clube de Xadrez do Rio de Janeiro e do Automóvel Clube do Brasil, resolveu organizar em 1921 uma competição individual regional que deram o nome de I Campeonato de Xadrez do Distrito Federal, com a vitória de Otávio Trompowsky.
O Rio de Janeiro era a capital da República. O presidente do País era Epitácio Pessoa.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro (o então Distrito Federal) era Carlos César de Oliveira Sampaio.
O Campeonato Carioca Individual passou a ser organizado por diversas entidades até os dias de hoje. De 1921 a 1926, o campeonato foi realizado sem ainda existir uma federação.

Em 1927, foi fundada a Federação Brasileira de Xadrez e eleito para presidente, o enxadrista Gustavo Garnott com o objetivo de realizar o Campeonato Brasileiro Individual.
A FBX tinha como filiados clubes do Distrito Federal (Rio), São Paulo e Belo Horizonte, (não existiam federações de xadrez estaduais).
O Campeonato Carioca Individual também foi organizado pela FBX até essa ser substituída em 1941 pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

A CBX surgiu no Governo de Getúlio Vargas, que estruturou o esporte brasileiro na lei nº 3.199 de 1941, criando confederações, federações, associações, e disciplinando o seu relacionamento com os clubes e atletas. Em 31/5/1941, foi fundada a Federação Metropolitana de Xadrez (FMX) para controlar o enxadrismo no Distrito Federal (Rio).

Ao contrário dos outros esportes, a Federação Metropolitana de Xadrez continuou com o mesmo nome ao ser criado o Estado da Guanabara (os outros esportes passaram a usar Federação Carioca, pois o Rio deixou de ser a metrópole do Brasil).

Em 1976, surgiu a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ) da fusão da FMX (Federação Metropolitana de Xadrez) e FFX (Federação Fluminense de Xadrez)


fonte: www.wsc.jor.br/xadrez/Fatos%20e%20Fotos.htm



Acompanhe os detalhes e regulamento no site oficial da FEXERJ: http://www.fexerj.com.br/index2.htm
















Nenhum comentário: