terça-feira, 11 de novembro de 2008

39 - OLIMPIADA ESCOLAR 2008 EM JOÃO PESSOA - PB!

A cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2008 será realizada nesta quinta-feira (6),
às 18h30, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


O evento reúne 2800 atletas de 15 a 17 anos, que competem até o dia 16. Neste ano, 21 estados, mais o Distrito Federal, disputam as modalidades de atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô, basquete, handebol, futsal e vôlei.

“A expectativa é muito grande para esta edição das Olimpíadas Escolares em João Pessoa. Espera-se um recorde de participantes na capital paraibana. Isso é mais uma demonstração de que o evento consolidou-se como a maior celebração esportiva escolar do país”, destacou Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares. Vários esportistas consagrados participam da solenidade, como o ex-velocista Robson Caetano, a judoca Edinanci Silva, o nadador Kaio Márcio Almeida, Sarah Menezes e Leandro Guilheiro (judô); Hugo Parisi e Cassius Duran (saltos ornamentais); Ana Paula Ribeiro, Drielle Daltoé, Marcela Menezes, Natalia Gaudio, Natalia Peixinho e Tayanne Montovanelli (ginástica rítmica), além de Guilherme Pardo e Fernando Bosco (badminton).

Haverá exibição de um xadrez humano com as crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa, além de apresentação de bandminton e de ginástica rítmica.
Pela primeira vez desde a sua reformulação em 2005, as Olimpíadas Escolares serão disputadas no Nordeste.
Durante dez dias João Pessoa será a capital do esporte escolar no Brasil.
A capital paraibana acredita que receberá um número recorde de participantes, cerca de 3.600, de 25 estados brasileiros distribuídos por aproximadamente 800 escolas públicas e privadas credenciadas, outro recorde.

A maior competição esportiva escolar do país será disputada entre os dias 8 e 18 de novembro para competidores de 15 a 17 anos participando em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).As Olimpíadas Escolares têm como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte e complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.
Em João Pessoa, os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durante a competição. Paralelamente às disputas esportivas, serão organizadas palestras com atletas olímpicos, passeios, apresentações de dança e folclore nacional.“A cada nova edição crescem os números de competidores e de escolas participantes.
As Olimpíadas Escolares estão em contínuo processo de expansão e a cada ano incorporamos novos elementos ao programa de eventos paralelo à competição. Sabemos que ao continuar aperfeiçoando as Olimpíadas Escolares colaboramos decisivamente para o processo de inclusão social através do esporte no Brasil.Além disso, também estaremos monitorando o surgimento de futuros destaques do nosso esporte de alto rendimento”, salienta Edgar Hubner, Diretor Geral das Olimpíadas Escolares e Gerente Geral do Departamento de Eventos do COB.As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais.
Chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa estadual. Junto com as Olimpíadas Universitárias, as Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país.JebsReformulados em 2005, quando substituíram os Jogos EscolaresBrasileiros (JEBS), o conceito e a fórmula de disputa das Olimpíadas Escolares ampliaram os horizontes do esporte acadêmico nacional.

Há dois anos o evento se divide em competições para duas faixas etárias; de 12 a 14 anos e de 15 a 17. Como vem acontecendo desde 2005, o novo formato pretende reforçar a participação social durante os dias de competição.As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro com o Ministério do Esporte, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O local da competição será na Estação Ciência, sala de convenções 01, Altiplano.
O árbitro principal é o AN Manoel A dos Santos, auxiliado pelos árbitros Luismar Brito, Wagner Torres, Francisco Cavalcante, Marcos Valério e Marcelo Soto. Os estados ausentes são: TO, RS, SC, GO e AP.


Programação da competição: dias 12, 13 e 14/11/2008

1ª rodada: 09h00

2ª rodada: 14h30

3ª rodada: 09h00

4ª rodada: 09h00

5ª rodada: 14h30

No dia 13/11/2008, às 16h00, haverá uma atividade extra que será o Xadrez Gigante, na praça da Tapioca (em frente ao Hotel Tambaú).

O Rio de Janeiro está sendo representado na competição pelos jovens: Igor Amaral Conte Lofredo Mourão, enxadrista do Clube de Xadrez Mendes, representando o CNEC e Vanessa Faustino Luiz, enxadrista do Clube de Xadrez de Petrópolis, representando o C. E. Irmã Cecília Jardim.
Desejamos aos jovens cariocas uma excelente participação na Olimpiada, e vamos ficar aqui na torcida!!!


fontes:http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&n=415914&p=2
http://www.db.com.br/noticias/?70850
http://cxmendes.blogspot.com/

Nenhum comentário: