terça-feira, 18 de novembro de 2008

42 - O XADREZ E A PSICOMOTRICIDADE

CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE: - “É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo”.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: O Movimento, “O Intelecto”, E O Afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
A psicomotricidade além de trabalhar principalmente com crianças e adolescentes, colabora no trabalho do resgate de pessoas na terceira idade, através da revalorização psicológica e do despestar do movimento, preservando sua independência física, mental e social.
As pessoas na terceira idade são colocadas através das vivencias psicomotoras diante de um espaço de atividades que os desafia a:
- Utilizar seu tempo buscando melhorias na vida efetivo-social
- Usar seu corpo e redescobrir suas capacidades
- Valorizar o movimento (atividade física) e trabalhar a mente (atividade intelectiva), revigorando-se
- Manter-se atentos, pensando e repensando sua rotina, buscando permanecer conectado ao mundo atualizado em que vive
- Reencontrar seu grupo social, andar para frente, olhar longe e ousar com ação criativa.

DEFINIÇÃO DE INTELECTO – A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria.

DEFINIÇÕES - Existem dois "consensos" de definição de inteligência:
O primeiro, de "Intelligence: Knowns and Unknowns", um relatório de uma equipe congregada pela Associação Americana de Psicologia em 1995:

"Os indivíduos diferem na habilidade de entender idéias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenômenos”.

Uma segunda definição de inteligência vem de "Mainstream Science on Intelligence", que foi assinada por 52 pesquisadores em inteligência, em 1994.
"uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber

O PENSAMENTO - Pensamento é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento..
O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem"asas"para mover-se no mundo e "raizes" para aprofundar-se na realidade. Etimologicamente,pensar significa avaliar o peso de alguma coisa.Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, a essência do homem é pensar. Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente".

O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem. A grandeza decorre do pensamento bem pensado, que avalia a multiplicação do real e se esforça para desvendá-lo atentamente, saboreando sua riqueza e diversidade. Tal pensamento aprendeu a filosofar: a desejar amorosamente a verdade, a amar a sabedoria. A pequenez humana decorre do pensamento obscuro, mesquinho que desconhece o sabor da busca do saber. Esse tipo de pensamento transforma-se em meio de ocultação da realidade. Por meio dele a atividade pensante, em vez de servir à liberdade pode transforma-se em instrumento de dominação social.


Conclusão: O xadrez pode ser utilizado na psicomotricidade, devido sua característica também cognitiva, sua capacidade de interação, seu poder de manter o intelecto ativo praticamente todo o tempo em que participa de uma atividade enxadristica, além de ser um poderoso antistresse e profilático a depressão, muito comum em pessoas nesta faixa etária, devido as desmotivações encontradas nesse momento cronológico da vida, pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta no campo da terapia ocupacional, trazendo benefícios relevantes a essas pessoas que merecem todo cuidado, atenção e carinho, bastando tão somente praticarem o xadrez na sua forma mais simples para que se obtenha resultados significativos em sua saúde, principalmente mental.


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