terça-feira, 10 de março de 2009

284 - GRAND PRIX FEMININO DE XADREZ DA FIDE 2009/2010

Grand Prix Feminino de Xadrez da FIDE 2009/2010

Está sendo disputado em Estambul o Grand Prix Feminino de Xadrez da FIDE 2009/2010, que conta com a participação de 12 das mais destacadas enxadristas do mundo.


O torneio iniciou no último dia 7 e se estenderá até o dia 19 de março.


Grupo A:
Participantes:
1. Koneru, Humpy g IND 2621
2. Hou Yifan wg CHN 2571
3. Zhao Xue g CHN 2508
4. Fierro Baquero, Martha m ECU 2403
5. Chiburdanidze, Maia g GEO 2516
6. Stefanova, Antoaneta g BUL 2557
7. Danielian, Elina m ARM 2496
8. Sebag, Marie g FRA 2529
9. Shen Yang wg CHN 2448
10.Cramling, Pia g SWE 2548
11.Yildiz, Betul Cemre wm TUR 2214
12.Mamedjarova, Zeinab wg AZE 2362


1 - HumpY Comeru
Koneru Humpy é a número dois do mundo no ranking mundial feminino e sua classificação só é inferior apenas a Judit Polgar, que tem liderado a lista de mais de uma década e amplamente aceita como a mais forte enxadrista do sexo feminino. Embora tendo o segundo lugar, ela quebrou o recorde de Judit Polgar da irmã mais velha Susan Polgar e, em seguida, a segunda jogadora a alcançar a marca de 2600.









2 - Hou Yifan.

Jogadora pertencente ao xadrez chinês e é um prodígio desde que foi a finalista no Campeonato Mundial Feminino e se tornou a mais jovem enxadrista da categoria feminino na história.
Com apenas 14 anos e 6 meses alcançou o título de Grandmaster. Ela se tornou a mais jovem jogadora a participar no Campeonato Mundial Feminino FIDE em Yekaterinburgo e da Olimpíada de Xadrez, em Turim. Tambem se tornou a campeã chinesa mais jovem e foi convidada para a Corus Wijk aan Zee Grupo C onde obteve o quinto lugar, enquanto no ano passado, ela jogou no Grupo B em que a maioria das jogadoras era Grandmasters com Ratings acima de 2600.



3 - Xue, Zhao

Sendo uma das principais jogadoras chinesas, Xue Zhao foi uma das estrelas da sua equipe nacional desde 2002, quando ela levou seu país à medalha de ouro com um excelente 11/12
de pontuação. e uma classificação de desempenho em torno de 2723.
Em Calvia 2004 ela também marcou 10/12, e ajudou seu país a ganhar outro ouro, enquanto nas duas últimas Olimpíadas, em Turim e em Dresden, ela ajudou sua equipe a ganhar medalhas de bronze. Ela foi a principal jogadora da equipe chinesa que ganhou em 2007 o Women's Team Championship.
Ela tirou o primeiro lugar com 5,5 / 9, em İş Banco Atatürk Mulher Masters 2008.



4 - Martha Lorena Fierro Baquero
Nascida em Rhode Island, nos E.U.A.
No Equador foi a maior jogadora de xadrez feminino no Pan-americano. Ela começou a jogar xadrez com a idade de 14, avançando rapidamente. Sua atual classificação, ligeiramente acima dos 2400 é a sua melhor classificação. Na última Olimpíada Xadrez de Novembro, em Dresden, ela marcou 7/5 em 8, com um Rating performance de 2613 e uma medalha de prata no primeiro tabuleiro. Ela ganhou uma medalha de prata na Olimpíada Xadrez Yerevan 1996 e ganhou o Campeonato Panamerican 5 vezes. Ela foi quarto lugar no Campeonato Mundial Junior Feminino no Brasil 1994











5 - Chiburdanidze Mai

Uma lenda viva da Geórgia no xadrez feminino, se tornou campeã mundial de xadrez, em 1978 na idade de 17 ao superar outra lenda do xadrez feminino, Nona Gaprindashvili que foi a primeira mulher a atingir o titulo de Grandmaster feminino.
Chiburdanidze, seguiu em 1984, e durante seu reinado defendeu seu título quatro vezes, contra Nana Alexandria, Irina Levitina, Elena Akhmilovskaya e Nana Ioseliani.
Ela não foi capaz de defender o seu título contra Susan Polgar em 1991, mas continuou a jogar no mais alto nível. Ela conseguiu nove medalhas de ouro em Olimpíadas de xadrez com a ex-URSS e da Geórgia.
Individualmente ganhou muitas medalhas durante campanhas que participou.
Em 1997 ela levou seu país, a Geórgia, ganhar o Campeonato Europeu Team. Ela também chegou as semifinais, tanto em 2001 e 2004 no Campeonato Mundial de Xadrez Feminino pela FIDE, e ambas as vezes ela perdeu para as eventuais campeães Zhu Chen e Antoaneta STEFANOVA. Uma heroína dos esportes em seu próprio país. Recentemente levou a Geórgia ao título olímpico em Dresden, em Novembro de 2008 com uma brilhante performance



6 - Stefanova, Antoaneta
Antoaneta STEFANOVA, é uma das três ex-campeães mundiais na área. Ela aprendeu a jogar com a idade de quatro anos com seu pai que tambem foi o seu primeiro instrutor. Na idade de 7 ela já se tornou campeã de Sofia, sua cidade natal.
Ela ganhou o título mundial juvenil em 1989. Ela é uma das mulheres jogadores que competiu com êxito contra os homens e os seus resultados podem ser rastreada até 1993, que foi o tempo em que ela começo a disputar as Olimpíadas de Xadrez, e ela tem participado de cinco Olimpíadas.
Ela tambem participou juntamente com os homens da equipe para as Olimpíadas, em Istambul, 2000. Ela já chegou ao topo das dez melhores mulheres com rating FIDE nesta lista em 1997, mas também ganhou a coroa de campeã mundial em 2004 e manteve o título até 2006.
STEFANOVA ganhou a medalha de bronze no Campeonato Europeu Individual 2007, que ela já ganhou em 2002. No ano passado, ela ganhou a Copa Norte Urais, outro evento do super torneio da mulher, mas não foi capaz de retomar a coroa pelo Campeonato Mundial de Xadrez Feminino da FIDE, uma vez que ela não conseguiu avançar para as semi-finais em seu mini-jogo contra Pia Cramling.


7 - Danielian, Elina
Elina Danielian é a líder no xadrez feminino da Armênia.
Nos primeiros anos de sua carreira ela ganhou dois títulos no campeonato mundial cadetes em 1992 e 1993, ganhou o primeiro Campeonato Europeu de Mulheres (modalidade:rápido) em 2001.
Ela foi a primeira colocada no conselho de administração da Arménia e levou sua equipe à vitória no Campeonato Europeu Team, em 2001, enquanto que ela ganhou a medalha de ouro no primeiro tabuleiro. Ela foi membro do vitorioso clube da European Club Cup 2006.
Ela é uma atleta considerada “esporte herói” em seu país e tem o titulo concedido pelo Comitê Olímpico Nacional Medalha de Mérito.


8 -Sebag, Marie
Marie Sebag (nascido em 15 de outubro de 1986 em Paris, França) é uma jogadora de xadrez na frança, que venceu o Campeonato Francês de Xadrez para as mulheres em 2000 e 2002. Sebag Em 1998 venceu o Campeonato Europeu de xadrez da Juventude(meninas sub-12), uma façanha que repetiu no ano seguinte (meninas sub-14) e em 2002 (meninas sub-16).
Em 2004 ela partilha o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude na categoria sub-18 para meninas com Jolanta Zawadzka, que derrotou tie-break.
Em 2006, ela atingiu as quartas-de-finais durante o Women's World Championship Xadrez, no qual ela perdeu para Svetlana Matveeva. Sebag já era uma IM e uma WGM quando ela marcou sua segunda norma de GM durante o Hogeschool Zeeland torneio em Vlissingen, em Agosto de 2007, quando ela ganhou um jogo contra o ex-campeão mundial FIDE Rustam Kasimdzhanov. Ao garantir sua terceira norma durante o Campeonato Europeu Individual de Xadrez, ela foi qualificada para o título de Grandmaster em Maio de 2008.




9 - Yang, Shen
A jovem estrela da nova superpotência na China teve sua estréia na juventude por volta de 2001 e ganhou na menos do que 12 meninas no Campeonato Mundial da Juventude. Ela ganhou o título Mundial Juniores feminino em 2006. Ela também tem um bom registro no seu time nacional desde que ela foi membro da equipe nacional chinesa que ganhou a medalha de bronze nas duas últimas Olimpíadas e, ainda, que venceu a primeira edição do Campeonato Mundial por equipes para as mulheres. Ela foi qualificada para o trimestre final de Campeonato Mundial para as mulheres no ano passado em Nalchik e eliminada pela cabana-australiana Koneru.




10 - Cramling, Pia

Desde o início de 1980, Pia Cramling tem sido uma das maiores jogadoras do mundo. Ela desempenha excelente regularidade jogando na Suécia entre os homens.
Em 1992, ela foi premiada com o título de Grandmaster pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Cramling, casada com o espanhol Juan Grandmaster Bellon, viveu na Espanha por vários anos. Ela ganhou em 2003 Campeonato Europeu de Xadrez individual para mulheres. Ela era membro do Xadrez Clube Monte Carlo que ganhou o European Club Cup duas vezes em 2007 e 2008. Ela venceu o Grande Prémio de seg. Roi em 2007 e também levou o segundo lugar com 6 pontos em İş Banco Atatürk International Women Mestres torneio do ano passado. Ela avançados para a semi final do

No ano passado no Campeonato Mundial de Xadrez Feminino da FIDE em Nalchik, chegou a semifinal, mas foi eliminada pela eventual campeã Alexandra Kosteniuk.








11 - Yıldız, Betül Cemre
Um das jovens heroinas do país anfitrião, e do evento é: Betül Cemre Yildiz de İzmir, a terceira maior cidade e um dos principais centros de xadrez no país. Ela começou a jogar xadrez com a idade de 9 anos, e um ano mais tarde ela fez sua estréia na equipe nacional para a Olimpíada Xadrez em Istambul em 2000. Ela ganhou cinco títulos nacionais consecutivos para as mulheres, de 2001 a 2006 e levou seu país no primeiro escalão, apesar da sua tenra idade. Ela levou a medalha de bronze de 18 anos Campeonato Mundial da Juventude feminino que se realizou em Kemer, Turquia.









12 - Mamedyarova, Zeinab
A maior jogadora ELO nominal do seu país, Zeinab Mamedyarova é a mais velha dos membros da família Mamedyarov, Zeinab Mamedyarova ganhou o título Mundial SUB18 feminino em 2000. Ela já tem dois títulos nacionais e se tornou Mulher Grandmaster em 2000. Ela ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de Xadrez em Istambul e medalha de bronze nas Olimpíadas, realizada em 2002 em Bled.
*Acompanhe diratamente do site oficial da competição: http://istanbul2009.fide.com/

Nenhum comentário: