A pergunta pode ser feita pelos alunos do Colégio de Gaia que, no final de cada período, têm uma nota especial, pois o xadrez é uma disciplina curricular como qualquer outra, com avaliação, faltas e sumários.
Deste modo, entre o Português, a Matemática ou as Ciências, estes alunos podem encontrar um «não satisfaz», «satisfaz» ou «satisfaz bastante» na disciplina de xadrez na pauta.
Nós já ensinávamos xadrez como desporto, mas um membro da direção aficionado explicou os valores e as potencialidades do jogo e a direção decidiu introduzi-lo como uma disciplina a partir de 2007/2008, contou Bruno Figueiredo, o professor de xadrez do Colégio de Gaia, ao tvi24.pt.
Para já, cerca de 300 alunos do 5º ao 9º ano têm esta disciplina, sendo que «a maioria tem boas notas.
Deste modo, entre o Português, a Matemática ou as Ciências, estes alunos podem encontrar um «não satisfaz», «satisfaz» ou «satisfaz bastante» na disciplina de xadrez na pauta.
Nós já ensinávamos xadrez como desporto, mas um membro da direção aficionado explicou os valores e as potencialidades do jogo e a direção decidiu introduzi-lo como uma disciplina a partir de 2007/2008, contou Bruno Figueiredo, o professor de xadrez do Colégio de Gaia, ao tvi24.pt.
Para já, cerca de 300 alunos do 5º ao 9º ano têm esta disciplina, sendo que «a maioria tem boas notas.
O professor, que é também jogador de competição, adiantou ainda que a escola «pretende alargar, no próximo ano, o ensino de xadrez entre o 1º e o 4º ano», o que significará cerca de 400 alunos no total.
A idéia não assustou os alunos ou os pais deste colégio, garantiu Bruno Figueiredo: Sempre houve bastante interesse e curiosidade por parte dos pais e, embora no início tenha havido alguma estranheza de alguns, agora os alunos gostam.
O professor de xadrez explicou ao tvi24.pt quais as qualidades deste jogo de tabuleiro que já estão a produzir efeitos positivos nos alunos. A nível humano, o xadrez desenvolve a concentração, o respeito pelo adversário, o aceitar a derrota também como uma vitória do outro e o saber gerir o tempo, começou.
Ao nível do raciocínio, desenvolve o planejamento, o pensamento por antecipação e a memorização no início do jogo, a criatividade a certa altura do jogo e o cálculo mais para o final do jogo, concluiu.
A prova dos bons resultados está no fato de alguns alunos da escola terem sucesso nos quadros competitivos do desporto escolar do Ministério da Educação e, através da cooperação com a Academia de Xadrez de Gaia, também a nível federado.
A idéia não assustou os alunos ou os pais deste colégio, garantiu Bruno Figueiredo: Sempre houve bastante interesse e curiosidade por parte dos pais e, embora no início tenha havido alguma estranheza de alguns, agora os alunos gostam.
O professor de xadrez explicou ao tvi24.pt quais as qualidades deste jogo de tabuleiro que já estão a produzir efeitos positivos nos alunos. A nível humano, o xadrez desenvolve a concentração, o respeito pelo adversário, o aceitar a derrota também como uma vitória do outro e o saber gerir o tempo, começou.
Ao nível do raciocínio, desenvolve o planejamento, o pensamento por antecipação e a memorização no início do jogo, a criatividade a certa altura do jogo e o cálculo mais para o final do jogo, concluiu.
A prova dos bons resultados está no fato de alguns alunos da escola terem sucesso nos quadros competitivos do desporto escolar do Ministério da Educação e, através da cooperação com a Academia de Xadrez de Gaia, também a nível federado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário