segunda-feira, 16 de novembro de 2009

738 - INTRODUÇÃO DO XADREZ NO PROGRAMA DAS UNIDADES DE POLICIA PACIFICADORA (UPP) NOS MORROS E COMUNIDADES CARENTES NO RIO DE JANEIRO - RJ

Aprovado durante o 80º Congresso Mundial de Xadrez - FIDE em Haikidiki - Grécia a criação da Comissão Mundial de Xadrez Social que será responsável em fomentar, divulgar e apoiar a inicitivas do xadrez em ambiente sócio-educativo. Esta foi uma conquista para o xadrez que passa ser reconhecido como uma vertente alternativa de inclusão social e uma vitória especial para o xadrez brasileiro que arrebatou a presidência desta comissão com o GM Darcy Lima.
Por enquanto essas iniciativas ainda são isoladas, mas eficazes, pois o xadrez é também uma poderosa ferramenta sócio-educacional que deve ser utilizada de forma preventiva, na tentativa de evitar a prospecção pelo crime organizado de crianças, adolescentes e jovens que residem principalmente nessas áreas de risco.
O programa das Unidades de Policia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, estão utilizando o xadrez como uma poderosa ferramenta social em morros e comunidades carentes e de baixa renda como uma forma de minimizar a ação do crime organizado que geram grande terror nessas áreas carentes principalmente de projetos sociais (arte, cultura, lazer etc..) e com isso ganhando mais credibilidade dessas populações. Existem áreas que também são dominadas pelas chamadas “milícias”. Tanto o crime organizado como as milícias são uma forma de poder paralelo que desafiam o poder público na “Cidade Maravilhosa”. Com a criação da (UPP) Unidade de Policia Pacificadora, a Policia Militar atua nessas áreas onde conseguem expulsar esses poderes dominantes, aí o poder público através da Secretaria de Segurança Publica introduz projetos sociais que são bastante importantes para melhora da qualidade de vida nessas comunidades.
No morro da Babilônia na Zona Sul Carioca, o nosso amigo MF Wagner Guimarães Peixoto, realiza o ensino do xadrez, onde as crianças e adolescentes são os mais beneficiados, pois certamente o xadrez agregará inúmeros benefícios a esses meninos e meninas.
Veja matéria completa: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4086963-EI5030,00-Rio+trafico+muda+rotina+para+driblar+Policias+Pacificadoras.html

Nenhum comentário: