
Serão disponibilizados, ainda, tabuleiros para quem quiser praticar ou aprender a modalidade com os professores e monitores credenciados pela secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que desenvolverá o projeto sempre aos domingos, com possibilidade de expansão das atividades nas escolas da rede pública municipal.
- O xadrez é um jogo que atraí crianças, jovens e adultos e precisa ser mais difundido e praticado na cidade de Montes Claros, além de desenvolver vários aspectos cognitivos - diz a organizadora do evento, Edmara Moreira Cerqueira.
A coordenadora lembra que em muitos países o xadrez é jogado em praças ou ruas, e que a intenção da prefeitura é fazer o mesmo em Montes Claros. Ela explica que o local escolhido para a projeto (Praça da Matriz) foi devido ao fato de ser central, amplo e agradável, além de um lugar ideal para ensinar, aprender e praticar o xadrez.
O jogo é visto pelos educadores como um excelente exercício mental, por desenvolver vários aspectos como pensamento lógico, poder de atenção, concentração, imaginação, criatividade, julgamento e planejamento, bem como antecipação de atitudes. A vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão, coragem, inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras também são despertados em quem pratica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário