terça-feira, 30 de junho de 2009

477 - XADREZ: NA RETA FINAL DISTRITAL ABSOLUTO DO PORTO EM PORTUGAL É DOMINADO POR DOIS SUB -16

Jorge Viterbo e Francisco Mateus lideram prova com 4,5 pontos.
A quinta jornada do Distrital Absoluto do Porto vê subir à liderança dois xadrezistas do escalão menores de 16 anos, Jorge Viterbo e Francisco Mateus, que chegam a esta fase da prova tendo empatado entre si e vencido as restantes partidas.
Jorge Viterbo, campeão em título, venceu na primeira mesa o anterior líder, Daniel Quintã, também do Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, enquanto que Franciso Mateus, no segundo tabuleiro, não teve dificuldades em castigar um erro na abertura do seu colega da Academia de Xadrez de Gaia, Bruno Figueiredo.
A sessão foi, aliás, aziaga para a Abertura Bird: Figueiredo trocou a ordem dos lances, não jogou atempadamente o Cavalo para f3, e o xeque de Dama em h4 foi devastador; mas atrás, no sétimo tabuleiro, Alexander Cardoso, de negras, foi surpreendido pela abertura de Paulo de Morais e logo perdeu também material. Lucas Silva continuou o seu bom percurso até ao momento e derrotou, na mesa 3, José Margarido. Na 4, Hélder Pinho desforrou-se das sucessivas derrotas que Pedro Mendes lhe havia imposto, a época passada, na competição distrital por equipas, e na 5, Benito Barbero, o único a ter vencido Lucas Silva até ao momento, voltou a surpreender, desta feita derrotando Luís Machado (2078).
No topo, a classificação é a seguinte, a duas jornadas do fim:
1.º - Jorge Viterbo, 2186, Dias Ferreira, 4,5 pontos
2.º - Francisco Mateus, 1876, AX Gaia, 4,5
3.º - Daniel Quintã, 2063, Dias Ferreira, 4
4.º - Benito Barbero, sem elo, AX Gaia, 4
5.º - Lucas Silva, 1905, Dias Ferreira, 4
6.º - Hélder Pinho, 1881, GX Porto, 4

Nenhum comentário: