terça-feira, 1 de setembro de 2009

622 - VC REPORTER: RIO TERÁ FESTIVAL DE XADREZ EM SETEMBRO!

Estudantes e adultos praticantes de xadrez têm uma oportunidade para competir em setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O Festival de Xadrez Escolar e Absoluto está programado para o dia 27 de setembro, um domingo. "A primeira rodada começará às 10h30, no Sesc Madureira", diz o professor Celso Renato, um dos organizadores do torneio.
» vc repórter: mande fotos e notícias
São esperados cerca de cem enxadristas para a competição. Nesta edição, os organizadores decidiram unir adolescentes e adultos para promover a interação entre as faixas etárias. Até os 18 anos, três categorias dividem os competidores. A partir dessa idade, os jogadores competem no grupo "absoluto".
O vencedor adulto receberá um prêmio em dinheiro, enquanto o campeão dos escolares terá um conjunto de xadrez, com tabuleiro e peças. Serão incluídos na premiação os cinco primeiros colocados de cada módulo. Cada atleta terá 21 minutos de reflexão, o que limitará as partidas em 42 minutos.
Para Renato, que dá aulas em escolas, os benefícios da prática são visíveis no desenvolvimento de crianças e adolescentes. "O jogo melhora a concentração, o raciocínio e a interação, pois incutimos o conceito de que o oponente é também um amigo, e nunca um adversário", diz ele. Em abril, uma competição realizada por ele e outros professores do esporte no largo do Pechincha reuniu 70 jogadores. As inscrições para o evento do dia 27 podem ser feitas no local, uma hora antes do início do festival, que começa às 10h. Informações podem ser adquiridas pelo email projetoxadrezvencedor@hotmail.com.

Nenhum comentário: