Alguém escreveu que o xadrez é uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoções, atingindo estado de prazer tão sublimes, tão tenros, tão intensos, que só podem ser igualados pelas sensações proporcionadas pelo amor e pela música!
Mas quando tenho o privilégio de ver uma criança na faixa etária de 4 ou 5 anos com grande desenvoltura, interesse, vontade, e até mesmo amor pelo xadrez, mesmo sem saber bem ao certo o que é o xadrez, e percebo que até os “trejeitos” são peculiares aos enxadristas em nível avançado, e essa desenvoltura é totalmente natural e espontânea, posso afirmar categoricamente que o prazer de ensinar é recompensado da forma mais prazerosa que existe, e isso não tem preço que pague.
Na oficina de xadrez que realizamos aos sábados na lona cultural de Jacarepaguá, Eu e o Professor Max recebemos a 3 (três) sábados atrás, a visita do menino Rodrigo Francisco Ferreira de 4 anos, filho da Odontologista Marisa e do professor e produtor cultural José Maria Valente, moradores da Freguesia. Rodrigo nos impressiona, por tudo o que já foi dito, vamos torcer para que a motivação e o interesse pelo xadrez não cessem, na vida desse pequeno enxadrista, que promete!
Foto: A menina e tambem iniciante Vanessa Torres jogando com Rodrigo Francisco na oficina de xadrez da Lona Cultural de Jacarepaguá neste sábado!
2 comentários:
Obrigado aos Professores Max e Celso pela iniciativa, atenção e dedicação.
Quem conhece esse menino sabe que ele é uma "ferinha".
Postar um comentário