terça-feira, 22 de setembro de 2009

663 - CRUZEIRENSES DE ARAXÁ SÃO BICAMPEÕES DO 2º ABERTO DE XADREZ DE CLUBES DE FUTEBOL.

Aconteceu no último fim de semana, no Tantra, o 2º Aberto de Xadrez entre Clubes de Futebol. O evento foi promovido pela Academia Araxaense de Xadrez com a participação de enxadristas representantes de nove clubes de futebol, sendo sete nacionais e dois internacionais: Araxá Esporte Clube, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Chelsea, Flamengo, Manchester United, Palmeiras e São Paulo.
Neste torneio, os enxadristas representantes do Cruzeiro Esporte Clube brilharam mais uma vez, conquistando o bicampeonato do Aberto de Clubes de Futebol (2007 e 2009).
O campeão deste torneio, único do gênero no país, foi o enxadrista torcedor do Araxá Esporte Clube, César Romero Afonso Goulart Junior, de apenas 14 anos de idade. César obteve quatro vitórias e um empate, vitórias sobre enxadristas flamenguistas, cruzeirenses, corinthianos e são paulinos, e um empate contra um enxadrista do Cruzeiro.
Já o vice-campeão foi o enxadrista corinthiano Daniel dos Reis Monteiro e o terceiro lugar ficou para o enxadrista cruzeirense Breno Oliveira Afonso, de apenas 11 anos.
O título de campeã ficou para a cruzeirense Vanessa Lika Shimada, vice para são paulina Ana Bruna Afonso Goulart e 3ª colocação para a cruzeirense Simoni Graziela.
Na categoria Amador (Rating Araxaense até 1.900 pontos) o flamenguista Francisco de Assis Xavier sagrou-se campeão. O evento foi disputado em cinco rodadas no sistema suíço de emparceiramento e a arbitragem do torneio foi conduzida pelo árbitro da Federação Mineira de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez, Adriano Pena Ribeiro Lemos.
A equipe do Cruzeiro sagrou-se campeã com 25 pontos, seguida pelo Araxá Esporte Clube com 10 pontos e em 3º lugar o Corinthians com 9 pontos. O grande destaque do evento não ficou apenas pela bela conquista cruzeirense, mas também, pela nova revelaçao do xadrez araxaense, o cruzeirense Antonio Eduardo Ribeiro Rocha Silva, de apenas 4 anos.
Apesar da pouca idade, Antonio já está se preparando para representar o Colégio São Domingos e Araxá nos dias 26 e 27 de setembro na etapa Patos de Minas do Campeonato Absoluto do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado 2009, e nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2009.
O Brasileiro é maior evento de xadrez escolar do país que será realizado no Sesc Araxá. Antonio treina xadrez todos os dias na área reservada para prática de xadrez da Zoom Lan House 2 e faz aulas na Academia Academia Araxaense de Xadrez.

Nenhum comentário: