quarta-feira, 30 de setembro de 2009

679 - MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO REALIZA TORNEIO DE XADREZ ENTRE ESTUDANTES!

A segunda etapa do Torneio de Xadrez das escolas municipais da região sul de Novo Hamburgo será nesta quinta-feira, 1º, no bairro Santo Afonso. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) realiza nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, a segunda etapa do Torneio de Xadrez das escolas municipais da região sul de Novo Hamburgo. O evento, que tem a finalidade de integrar os jovens estudantes dos bairros Santo Afonso, Industrial, Lomba Grande e Liberdade, será realizado na Associação de Moradores do bairro Santo Afonso, que fica na Rua Managuá, 230. As partidas começarão às 9 horas. Durante a competição, os enxadristas deverão obedecer as regras vigentes estabelecidas pela Federação Internacional de Xadrez e terão o tempo de reflexão de 20×20. O torneio obedecerá o sistema suíço em cinco rodadas e o emparceiramento será feito por categoria e gênero dos participantes.
Região Oeste: Na sexta-feira, dia 2 de outubro, é a vez dos alunos das escolas da Região Oeste do Município participarem da competição. A segunda etapa do Torneio de Xadrez da Região Oeste será realizada no Centro Municipal de Xadrez, que fica no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro da Cidade. As partidas, que estão programadas para começar às 9 horas, também obedecerão o sistema suíço em cinco rodadas, de acordo com a categoria e gênero dos participantes.
Fonte:http://novohamburgo.org/site/noticias/novo-hamburgo/2009/09/30/municipio-realiza-torneio-de-xadrez-entre-estudantes/

678 - DIA 1o DE OUTUBRO : DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO.

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais. Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade. Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional. Um destaque no País no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à saúde, justiça, cultura e sexualidade, além de poder participar da família e da comunidade. Trata-se de um modelo que deve ser seguido em todo o País. Afinal, respeitar e ouvir o idoso é obrigação de toda a sociedade.

677 - XADREZ CAMPEONATO DISTRITAL POR EQUIPES DE RÁPIDAS.

Decorreu nas instalações da Academia de Xadrez da Benedita, o Campeonato Distrital de Equipes de Rápidas, uma prova com um ritmo de 5 minutos por partida.Participaram 4 equipes de dois clubes, a Academia Xadrez da Benedita e AR Penichense. Estiveram presentes muitos jovens. Este Campeonato foi disputado a duas voltas. A Academia Xadrez da Benedita “A”, constituída por Anatoliy Ladyka, José Cavadas, Rui Lopes e Francisco Cavadas, tornou-se Campeã Distrital, não perdendo nenhum encontro cedendo apenas um empate, frente à AR Penichense “A” (Hugo Lima Santos; Inês Lima Santos; Luís Ferreira e Beatriz Ferreira).
Classificação Final:
1º - Academia Xadrez Benedita “A” - 17 pontos.
2º - AR Penichense “A” - 15 pontos.
3º - AR Penichense “B” - 8 pontos.
4º - Academia Xadrez Benedita “B” - 8 pontos.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

676 - EDUARDO PASCOAL CONQUISTA NACIONAL ABSOLUTO DE XADREZ EM LUANDA.

Luanda – O mestre Eduardo Pascoal sagrou-se campeão nacional de xadrez na categoria individual, ao vencer, por 2-0, o seu colega da Epal Catarino Domingos, na segunda-feira. Fruto do resultado na quarta das seis partidas previstas do “match” decisivo, de acordo com o Jornal de Angola, o novo campeão beneficiou-se do sistema de desempate e dispensou os dois últimos jogos. Em função desse saldo antecipado, a data de encerramento da prova ainda se desconhece, embora fonte da Federação Angolana de Xadrez (FAX), citada pelo diário na edição de hoje, estime para quinta-feira ou sexta-feira. O Enxadrista Eduardo Pascoal, com este triunfo, soma o quarto título nacional e tem sido regular nas seleções nacionais nos últimos dez anos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

675 - MECKTING DESAFIO: GM HENRIQUE MECKING X GM ALEXANDER FIER TERMINA EMPATADO!

O Mecting entre GM Alexander Fier e GM Henrique Mecking (Mequinho), terminou empatado em 2x2. As 4 partidas terminaram com 1 vitória para cada um e 2 empates. Imaginava-se que Fier fosse vencer inclusive com certa facilidade, pois o Jovem GM esta numa fase extraordinária, mas não foi isso que aconteceu, Mecking apesar de possuir idade bem superior, 57 anos e ainda enfrentando problemas de saúde bem conhecidos de todos, não se rendeu a jovialidade de Fier, nos seus 21 anos, é sem duvida nenhuma o melhor enxadrista da atualidade na América do Sul. Tive o privilégio de ver os dois se enfrentando no Zonal 2.4 que aconteceu aqui no Rio de Janeiro, no Clube de Xadrez Guanabara, na ocasião Fier e Leitão conquistaram as 2 vagas para a Copa do Mundo da FIDE, embora Mecking apurado no tempo, acabou perdendo, mas a partida encontrava-se completamente empatada. Se por um lado Henrique Mecking durante anos foi o ícone do Xadrez Nacional, agora surgem novos talentos, como Fier, Diamant, Krikor e etc... Que certamente servirão de “espelho” para aqueles que estão iniciando no xadrez, pois o xadrez escolar no Brasil é uma grande promessa e celeiro de novos e grandes talentos que acredito, surgirão. As iniciativas enxadristas entre os “pequenos” não devem parar, e mesmo contrariando alguns educadores, acredito que quanto mais cedo iniciarem na pratica do xadrez, melhor será, desde que isso seja de forma espontânea e natural sem forçar, mas deixar que o talento possa fluir normalmente na vida desse meninos e meninas, independente da idade em que estarão começando os primeiros movimentos.

674 - ADRIANO PENA É CAMPEÃO DA ETAPA PATOS DE MINAS DO REGIONAL DE XADREZ.

Aconteceu neste fim se semana no Colégio Marista de Patos de Minas, a 1ª etapa classificatória do Campeonato Absoluto Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado 2009. O evento foi promovido pela Superliga de Xadrez do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba e organizado pela Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba, com a participação de 51 enxadristas representando os municípios de Patos de Minas, Uberlândia, Ituiutaba, Brasilândia de Minas, João Pinheiro e Araxá. O objetivo da etapa foi classificar 15 enxadristas para semifinal e as enxadristas para final Feminino 2009, valendo pontos para o ranking Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado. Mais uma vez o xadrez araxaense brilhou e levou o nome da cidade ao pódio. O torneio foi conquistado pelo enxadrista e professor da Academia Araxaense de Xadrez, Adriano Pena Ribeiro Lemos, obtendo 4,5 pontos.Adriano obteve quatro vitórias e Um empate,consecutivamente sobre os enxadristas: Felipe Marra Mateus de Patos de Minas, Davi Amorim Castejon Pinheiro de Patos de Minas, o professor Cláudio Roberto Andrade e Vinicius Pires de Uberlândia, além de Gustavo Vieira de Ituiutaba. O vice-campeão foi o enxadrista Vinicius Pires que obteve 4 pontos e o 3º colocado foi o enxadrista Gustavo Vieira. Com a vitória, Adriano conquistou uma das vagas na semifinal. O titulo de campeã da etapa ficou para a enxadrista de Patos de Minas Fabiana Alves, que garantiu vaga para a final feminino 2009.Araxá ainda obteve mais dois resultados significativos sendo, o 4º lugar no geral de Alexandre Cobos e o 7º lugar no geral de César Romero Júnior, resultado este, que garantiu para César o titulo de Campeão na Categoria sub-14. Os dois também conquistaram vaga para a semifinal.
Fonte:http://diariodearaxa.com.br/index.php?go=noticia&ed=4&id=2861

673- I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 – RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES!

O I Festival de Xadrez Escolar e Absoluto no Sesc Rio Unidade Madureira 2009, foi bastante proveitoso, e transcorreu num clima bastante salutar, onde o objetivo maior foi alcançado, interagir atletas de todas as faixas etária em um mesmo ambiente, e em total harmonia; pois tivemos uma participação inicial de 102 atletas (1a rodada) e terminamos a última rodada (6a) com 100 participantes, assim distribuídos:
O Módulo Adulto/Absoluto encerrou com 38 participações, sendo 8 atletas da categoria sub-18 que tiveram premiação em separado, mas a participação desses atletas que foram aglutinados neste módulo. As categorias Sub-15, Sub-12 e Sub-9 do Módulo Estudantil/Escolar terminaram respectivamente com, 17, 33 e 12 atletas. No Absoluto Pedro Paiva 2200 do TTC, foi o Grande Campeão com 6 pts em 6 rodadas, atingindo a excelente performance de 100% de aproveitamento, em 2o lugar Selmo Bastos 2099 CMUN com 4,5 pts e em 3o lugar Marco Coutinho 1926 da AXXM, também com 4,5 pts. No Sub-18, o Campeão foi Igor Mourão 2115 CXM com 4,0 pts, o Vice-Campeão, foi Daniel Rangel 2076 CXM e em 3o lugar Fernando Ventura 2148 também do CXM. No Sub-15, o 1o colocado foi José Francisco Neto 1601 do CXM, com 4,0 pts, em 2o lugar Eduardo Galvão de Melo Barbosa 1462 TTC, 4,0 pts, que embora tenha 10 anos, mas participou nesta categoria a pedido do pai, e em 3o lugar Juliano Teixeira do Colégio SMCE S/R também com 4,0 pts. No Sub-12, os irmãos Ricardo Pereira Vilalba 1525 e Guilherme Pereira Vilalba 1529, ambos do CXM, chegaram respectivamente em 1o e 2o lugares, com 5,0 pts cada, e ficando em 3o lugar David Freire do Colégio Ação 1 S/R, também com 5,0 pts. No Sub-9, o Campeão foi Matheus Benedito do Colégio Amália Bittencourt com 5,0 pts, o Vice-Campeão foi João Pedro Meneses do Colégio JENCE, com 4,0 pts e em 3o lugar Letícia Pereira Vilalba, do CXM com 3,0 pts.
O evento teve a cobertura jornalística da equipe de Estudantes de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá que filmaram e tiraram várias fotos do evento, alem de efetuarem entrevistas com diversos atletas de várias categorias. A matéria está aqui, basta clicar no link e terá acesso: http://www.jilopress.blogspot.com/
A matéria sobre o evento tambem sairá no Jornal da Universidade.
Com Arbitragem Geral do Prof. Èlcio Mourão, auxiliado pelos professores Celso Renato, Pietro Ferraz, Jorge Luiz Medeiros e Maximiano Reboredo, não foi registrado nenhum problema, inciando e terminado dentro dos horários pré-estabelecidos.
A Organização foi também dos Professores Celso Renato, Pietro Ferraz, Jorge Luiz Medeiros e Maximiano Reboredo. Veja os esultados gerais e as fotos do evento abaixo:
Absoluto - resultados, aqui.
Sub 18 - resultados, aqui.
Sub 15 - resultados, aqui.
Sub 9 - resultados, aqui.
Todas as fotos (115), aqui.

sábado, 26 de setembro de 2009

672 - I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 - 130 PRÉ- INSCRITOS !!!

Embora 2 (dois) nomes importantes do xadrez carioca, Arthur Santa Cruz e Reinaldo Sta. Bárbara, por motivos pessoais não participarão conosco neste domingo 27, mas outros 2 nomes se inscreveram, Carlos Carvalho e Selmo Bastos, ambos tem relevante importância em nosso xadrez por aqui, além de árbitros, excelentes professores e enxadristas, que certamente abrilhantarão o I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009, que agora chega a importante marca de 130 pré-inscritos no total.
Ainda serão efetuadas inscrições, amanhã, domingo 27 das 9:00Hs ás 10:00hs, pois ás 10:30hs estaremos dando início a 1a rodada de um total de 6 rodadas. Os atletas que chegarem após este horário estabelecido somente poderão participar na 2a rodada, evitando assim possíveis atrasos indesejáveis. O Árbitro Geral será o Prof. Èlcio Mourão, que será auxiliado pelos Professores Celso Renato, Jorge Luiz Medeiros, Maximiano Reboredo e Pietro Ferraz.
Alunos de várias Escolas e Colégios se farão presentes neste Festival com destaque para o Colégio CEVIC de Anchieta com 16 alunos inscritos e a Escola Municipal Rosa da Fonseca, que fica na Vila Militar, com 10 alunos da rede pública coordenados pelo Professor Isidro Filho, que por iniciativa minha e com apoio da comissão organizadora, foi concedida gratuidade nas inscrições para que os meninos da rede municipal possam interagir com os outros alunos que lá se farão presentes oriundos de diversos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro.
Pedimos aos enxadristas que tragam suas peças e relógios em bom estado de funcionamento (caso tenham é claro), não será necessário trazerem tabuleiros.
O amigo Joaquim de Deus, bem como o Prof. Pietro Ferraz, estarão disponibilizando materiais enxadristicos para venda no local, tais como: Jogos de xadrez, programas específicos para melhorar seu jogo, DVDs, Cds e mais uma variedade de bons materiais necessários para o estudo da "Arte de Caissa".
Gostaria também de deixar registrado que este evento não teve apoio ou patrocínio e que esta sendo custeado pela comissão organizadora, e que parte dos custos totais do Festival, serão pagos com os valores oriundos das inscrições.
Contato: (21) 9312-8890 (Prof. Celso Renato), (21) 8587-5694 (Prof. Jorge Luiz Medeiros) e (21) 7851-3060 (Prof. Pietro Ferraz).
Acesse aqui, o Folder do Festival

671 - I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA – 2009 – RESTAM POUCAS VAGAS!

Estamos na reta final, e podemos contabilizar neste momento, 117 pré-inscrições. entre as 5 (cinco) categorias a serem disputadas:Adulto/ Absoluto e Estudantil/Escolar: Sub-9, Sub12, Sub15 e Sub-18. No dia de hoje tivemos uma grande movimentação de pré-inscrições. As vagas para disputarem o Módulo Estudantil nas 4 (quatro) categorias chegaram a 82 pré-inscrições, e restam poucas vagas a 2 dias do evento, logo aqueles que desejarem participar deverão se apressar, pois encerrarão as inscrições no momento que completar o numero de 100 enxadristas, previstos para o Módulo Estudantil/Escolar. No Módulo Adulo/Absoluto já foram realizadas 35 pré-inscrições, e se encerrará ao completar o numero de 50 participantes nesta categoria. Inicialmente fizemos uma projeção para 100 enxadristas, mas logo tivemos que ampliar este número para 150 no total. Neste sábado, 26 estarei me reunindo com a administração do local para tentar viabilizar a participação de um numero maior de enxadrista neste evento, devido a grande adesão ao festival principalmente por parte dos alunos da rede particular e pública de ensino na Cidade do Rio de Janeiro, através de seus professores.
Peço desde já encarecidamente aos amigos enxadristas que tragam no dia do evento, seus materiais enxadristicos, ou seja; Peças e relógios em bom estado de funcionamento (tabuleiros não serão necessários). Os enxadristas que já estão pré-inscritos deverão chegar ao local entre 9:00hs e 10:00hs para confirmarem suas participações, através de conferencia de dados pessoas, como nome e Rating (caso tenham), bem como os que irão se inscrever na hora; pois a proposta é iniciar a primeira rodada ás 10:30hs. Aqueles que chegarem após os horários estabelecidos pela organização do evento, somente poderão participar na segunda rodada, para que não prejudique os demais enxadristas e também para que não haja atraso nas rodadas subseqüentes. Participe!
Lista dos pré-inscritos - Adulto/Absoluto:
1. Arthur Santa Cruz 2643 2309 TTC
2. Reinaldo Santa Barbara da Silva 1938 2292 JTC
3. Wagner Peixoto Guimarães 1371 2218 fm AXXM
4. Alexandre Ferreira Campos 1482 2193 IBC
5. Celso Santos 2149
6. Fernando Ventura de Oliveira 3257 2148 CXM
7. Renato Luiz de Carvalho 1531 2120 ALEX
8. Igor Amaral Conte Lofredo Mourão 2800 2115 CXM
9. Fernado Cesar dos Santos Sant'ana 1854 2105 CXGR
10. Alexandre José Bereguy 2055 2090 JTC
11. Joaquim de Deus Filho 2980 2087 IBC
12. Josimar Barroso de Castro 0669 2079 IBC
13. Daniel Rangel 2626 2076 CXM
14. Ernesto Cesar Ourique Schlobach 2831 1996 JTC
15. David Teles Yunes 3191 1966 CMUN
16. André Kemper Batista 3086 1940 CMUN
17. Marco de Castro Coutinho 1979 1926 AXXM 1
8. Antonio Carlos de Souza Gomes 1821 1796 JTC
19. Eduardo Alberto Anzuategui 2160 1793 AXXM
20. Marcelo Furtado Vieira 3439 1563 JTC
21. Ubirajara Cardoso Andrade 2899 1511 JTC
22. Mauricio Frambach 2475 1505 CMUN
23. Edvaldo Oliveira Faria 2371 1469 AXXM
24. Claudio de Oliveira Garcia 3498 1451 JTC
25. Nilton Vaccari 1405 JTC
26. Ronald Ferreira Pinto 3217 1201 JTC
27. Marcos Dias
28. Hugo Gonçalves
29. Marcelo Rodrigues
30. Alexandre Salgado Filho
31. Claudio Teixeira Azevedo
32. Adriano Valentim
33- Flávio Viot
Ainda entrarão na próxima listagem:
Tarcisio Dantas
Jorge Luiz França Evenagelista
Leandro Florêncio Coutinho
Pietro Ferraz
Sub 9 - 17 pré-inscritos.
Sub 12 - 47 pré-inscritos.
Sub 15 - 23 pré-inscritos.
Sub 18 - 5 pré-inscritos.
Em breve os nomes de todos!
O XADREZ É ESPORTE, ARTE, CULTURA E LAZER DE QUALIDADE!!!

670 - CUBA TEM ATÉ ESPECIALIZAÇÃO EM XADREZ, ENQUANTO BRASIL ESTA NA FASE ESCOLAR.

Enquanto Cuba já está oferecendo curso de pós-graduação em xadrez, visando a profissionalização de seus professores na modalidade, o Brasil caminha para a implantação do jogo na grade curricular das escolas. Por enquanto, cidades como São Paulo ou Salvador trabalham com a adesão voluntária de estudantes às aulas teóricas e práticas oferecidas nas redes de ensino particular e pública. “Em Cuba, o xadrez está na grade curricular desde 1939”, contrapôs o mestre internacional Gerardo Lebredo, diretor do Instituto Sul-Americano de Xadrez, de Cuba, em visita à sede do Grupo A TARDE, onde foi recepcionado pelo diretor executivo Renato Simões Filho. Pela primeira vez em Salvador, Lebredo estava acompanhando o Grande Mestre Internacional Giovanni Vescovi e sua filha, Katherine Vescovi, na visita. Os três foram convidados para participar da 17ª Copa Sigma de Xadrez, que começa neste sábado 26, às 14 horas, e será encerrada no próximo domingo, 27, ao meio dia, no Colégio Isba, que é parceiro do xadrez baiano, em Ondina. Também acompanharam a visita o procurador do Estado e escritor Luiz Cláudio Guimarães e o secretário da FBX, Wilter Pereira. Lebredo observou que o esporte é muito popular em seu país e está presente na cultura nacional desde o século 18. O resultado, segundo atestou, são estudantes mais concentrados nas aulas e bons resultados nos estudos, com a ajuda do xadrez.
Brasil - O mesmo movimento está sendo registrado no Brasil, segundo o grande mestre internacional, o brasileiro Giovanni Vescovi, ao defender a inserção da esporte como ferramenta pedagógica. “Cerca de 40% da rede pública já está aderindo”, disse, incluindo na lista a própria filha, Katherine, estudante da Escola Morumbi, em São Paulo.
Ainda segundo ele, além de facilitar a aprendizagem de disciplinas, principalmente na área de exatas, o xadrez contribui como facilitador para falar outros idiomas. “Tenho dificuldade de me comparar, no antes e depois, porque praticamente desde que nasci jogo xadrez. Não sei como seria se não tivesse essa ferramenta”, declarou o GMI.
Vescovi fala idiomas como o russo, inglês, espanhol e alemão fluentemente. “Aprendi a falar sueco sozinho”, acrescentou. A filha Katherine, campeã brasileira sub-10, segue caminho parecido: “Só sei falar espanhol”, respondeu a menina, mais interessada em desenhar no quadro de uma das salas. Pausa nos desenhos, alguns imitando as pessoas presentes, só para falar do que gosta ou não. “Eu gosto de campeonatos e de atacar no jogo. Só não gosto de perder”, respondeu, antes de voltar aos desenhos.
Ranking - Em relação a Cuba, o Brasil sai em desvantagem, quando o assunto é a classificação no ranking mundial. “Nós estamos entre os 100 do mundo, Cuba entre os 20 primeiros”, certificou Giovanni Vescovi. O Brasil tem cerca de oito grandes mestres enquanto em Cuba há cerca de 20, segundo Lebredo. O diretor Renato Simões Filho disse que o grupo A TARDE dará incentivo ao xadrez em todos os seus veículos. “Aqui nós temos um campeonato interno de xadrez”, lembrou.
A 17ª edição da Copa Sigma de Xadrez vai reunir 60 jogadores da Bahia e Estados vizinhos. O principal jogador baiano é o mestre fide Paulo Jatobá.
Fonte: http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1240861

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

669 - GRUPO PARA ESTUDAR CENÁRIO NACIONAL DA PRÁTICA DE XADREZ NO BRASIL TEM MARINGAENSE.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, constituiu um grupo de trabalho para estudar o cenário nacional da prática de xadrez e a construção de um plano nacional de desenvolvimento do xadrez educacional. Ele considera, na portaria nº 171, publicada hoje no Diário Oficial da União, que existe demanda da sociedade brasileira quanto ao fomento e à prática de modalidade esportiva xadrez, em todas as suas particularidades. Caberá ao grupo, entre outros objetivos, elaborar a estratégia de fomento do xadrez no Programa Segundo Tempo e analisar a execução e as diretrizes do Programa Xadrez nas Escolas.Entre os oito integrantes do grupo está Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, representante da Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. Consultor do INEP - SESu - MEC para o ENADE e comissões de avaliação institucional e autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Atuação como Consultor do Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte Educacional como Coordenador Pedagógico no Programa Segundo Tempo.

668 - 1.º OPEN INTERNACIONAL DE XADREZ - CIDADE DE FARO

Tem lugar, de 25 a 27 de Setembro, o 1.º Open Internacional de Xadrez - Cidade de Faro em ritmo clássico. A iniciativa, organizada pela Academia de Xadrez do Algarve e que integra as Comemorações do Dia da Cidade de Faro, decorre no Hotel Íbis. O evento conta com a presença de jogadores que participaram no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão por Equipas, alguns dos quais integram a Selecção Nacional Portuguesa de Xadrez. A AXAL - Academia de Xadrez do Algarve - foi fundada a 18 de Maio de 2006 com o objetivo de promover, divulgar e ensinar o jogo do Xadrez. A Academia já ensinou Xadrez, desde então, a mais de 800 alunos do ensino básico público e privado.
A par do ensino, esta Academia tem organizado diversos torneios oficiais e não oficiais entre os seus alunos e os melhores jogadores da região. A AXAL pretende ser, no futuro, uma referência a nível regional e nacional no ensino, aprendizagem e aperfeiçoamento do Xadrez.

667 - VITÓRIA CONVINCENTE DE KASPAROV SOBRE KARPOV.

Garry Kasparov venceu de forma demolidora Anatoli Karpov, por 9-3, no encontrocomemorativo dos 25 anos do primeiro dos cinco duelos que ambos travaram pelo cetro máximo de xadrez. Karpov havia revelado dificuldades de adaptação ao ritmo de jogo durante as quatro partidas semi-rápidas, em que perdeu duas partidas por tempo e sofreu outra derrota por erros cometidos quando o tempo de reflexão já era escasso. A centelha da genialidade continua presente, como foi demonstrado na terceira partida, em que venceu categoricamente Kasparov, mas a frescura da juventude, aos 58 anos, desapareceu e a capacidade de encontrar o caminho correto tornou-se mais morosa.Se esta dificuldade surgia em partidas de 25 minutos, foi ainda mais evidente na modalidade de rápidas, com apenas cinco minutos para a totalidade da partida. Karpov até pareceu ter ultrapassado essa dificuldade quando venceu a primeira partida numa luta frenética contra a queda da bandeira, continuando com a prestação positiva na segunda, em que empatou.Mas a partir daí foi o descalabro, com cinco derrotas consecutivas. Na terceira foram os problemas de tempo que ditaram a derrota, depois de se ter atingido um final equilibrado, situação idêntica à ocorrida nas duas partidas seguintes.Na tentativa de inverter o rumo dos acontecimentos, Karpov decidiu-se por uma aproximação diferente, deixando o seu estilo habitual, tranqüilo e posicional, para procurar as complicações e o ataque direto ao rei. Pior foi a emenda que o soneto, pois a “tarefa” que levou foi monumental, com o seu rei a realizar uma longa fuga até ao inevitável mate.Depois da experiência falhada regressou à abordagem estratégica do jogo, mas voltou a ser incapaz de resistir à maior frescura de um Kasparov que nem parecia estar ausente da prática magistral desde 2005, tal o elevadíssimo nível que apresentou.Pela prestação realizada em Valência, não há dúvida que se pode perguntar se Kasparov, aos 46 anos, não poderia ainda hoje lutar pelo título mundial, que atualmente pertence ao indiano Viswanathan Anand. O russo, no entanto, já disse que não pensa voltar à alta competição.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

666 - I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 - FALTAM APENAS 3 DIAS!

Quando imaginei que poderíamos realizar um evento em que pudéssemos reunir estudantes de Escolas e Colégios, tanto da rede particular, quanto da rede pública, principalmente da região de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Madureira e adjacência, na verdade não tinha em mente incluir neste evento a categoria: Adulto/Absoluto, mas por uma sugestão do Prof. Jorge Luiz Medeiros que foi dada numa reunião que fizemos para traçar o formato do Festival, acabamos concordando em incluir o módulo adulto acreditando que será muito boa e saudável a interação entre enxadristas de diversas faixas etárias participando juntos no mesmo ambiente, pois os enxadristas mais jovens ou até mesmo os iniciantes terão a oportunidade de verem de perto enxadristas mais experientes e até mesmo atletas acostumados com as competições nacionais e até internacionais.
O I Festival de Xadrez Escolar e Absoluto no Sesc Rio Unidade Madureira 2009, tem tudo para ser um evento bastante agradável, pois o local é bem amplo, onde as partidas serão disputadas é uma enorme quadra coberta, que conta ainda com arquibancadas móveis que ficarão em volta das mesas onde somente os atletas deverão ter acesso para que não sejam incomodados durantes as rodadas, e assim sejam também realizados os trabalhos da equipe de arbitragem e organização sem maiores problemas.
As pré-inscrições continuam sendo feitas, acesse aqui o Folder do Evento e saiba como participar.

665 - TORNEIO DE XADREZ REUNE 160 ALUNOS MUNICIPAIS EM JOÃO PESSOA - PB

Cerca de 160 alunos das escolas municipais de João Pessoa participarão do 3º torneio de Xadrez, que será realizado no próximo sábado (26), das 8h às 16h, no Ginásio da Escola Durmeval Trigueiro Mendes (Rangel). O evento faz parte da programação dos Jogos Escolares, que teve início este mês e tem o objetivo de valorizar e revelar talentos.
O sistema que será aplicado nesse torneio segue o modelo suíço de emparceiramento em seis rodadas. Participarão das competições 80 meninos e 80 meninas, em rodadas de 15 minutos. “Além dos competidores, teremos aproximadamente 100 reservas para outras eventuais rodadas. Como não estamos dividindo por categoria, apenas por gênero, participarão alunos entre 9 e 14 anos. A coordenação desse torneio fica por conta do projeto Xadrez Escolar”, disse o coordenador geral Francisco de Assis Cavalcanti.
Xadrez Escolar – O projeto de xadrez da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) foi implantado em 2005. Hoje, aproximadamente 90% das escolas da rede municipal já têm aulas de xadrez e a motivação aumenta ainda mais. De acordo com Francisco, o xadrez tem oportunizado o crescimento intelectual dos participantes, bem como o exercício da ética e do respeito mútuo, elementos importantes para este esporte.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

664 - I FESTIVAL ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 - É NESTE PRÓXIMO DOMINGO (27)!

O I Festival de Xadrez Escolar no Sesc Rio Unidade Madureira 2009, esta na reta final dos preparativos para receber os enxadristas, amigos e simpatizantes da "arte de caissa" no bairro de Madureira, na Zona Norte Carioca. Várias pré-inscrições ja foram realizadas, chegando ao excelente numero de 70 enxadristas entre os 2(dois) Módulos: Adulto/Absoluto e Estudantil/Escolar, que esta subdividido em Sub-9, Sub-12, Sub-15 e Sub-18, ou seja teremos 5 categorias participando neste festival que promete ser um belo evento, pois estima-se que ainda haverão muitas inscrições até Domingo em todas as categorias. Lembramos aos amigos que este evento está limitado a 150 participantes nos 2(dois) módulos. Mais uma vez pedimos que antecipem suas pré-inscrições. Maiores Informações: Tel: (21) 9312-8890 (Prof. Celso Renato), (21) 8587-5694 (Prof. Jorfe Luiz) e (21) 7851-3060 (Prof. Pietro Ferraz).
Acesse aqui, o Folder do Festival, em breve lista com mais pré-inscritos, clique na foto e veja os troféus ampliados!
HISTORICO DE VISITAS É O NOVO RECORD DO BLOG XADREZ VENCEDOR!!!
192 VISITAS NESTE DIA 22/09/2009 !!! Assim distribuídas: 167 no Brasil, 11 em Portugal, 4 nos E.U.A, Itália, França. Bélgica, Grécia, Espanha, Alemnhã, Bulgária, Argentina, Polônia e Untd Kingdom, com 1 visita cada.

663 - CRUZEIRENSES DE ARAXÁ SÃO BICAMPEÕES DO 2º ABERTO DE XADREZ DE CLUBES DE FUTEBOL.

Aconteceu no último fim de semana, no Tantra, o 2º Aberto de Xadrez entre Clubes de Futebol. O evento foi promovido pela Academia Araxaense de Xadrez com a participação de enxadristas representantes de nove clubes de futebol, sendo sete nacionais e dois internacionais: Araxá Esporte Clube, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Chelsea, Flamengo, Manchester United, Palmeiras e São Paulo.
Neste torneio, os enxadristas representantes do Cruzeiro Esporte Clube brilharam mais uma vez, conquistando o bicampeonato do Aberto de Clubes de Futebol (2007 e 2009).
O campeão deste torneio, único do gênero no país, foi o enxadrista torcedor do Araxá Esporte Clube, César Romero Afonso Goulart Junior, de apenas 14 anos de idade. César obteve quatro vitórias e um empate, vitórias sobre enxadristas flamenguistas, cruzeirenses, corinthianos e são paulinos, e um empate contra um enxadrista do Cruzeiro.
Já o vice-campeão foi o enxadrista corinthiano Daniel dos Reis Monteiro e o terceiro lugar ficou para o enxadrista cruzeirense Breno Oliveira Afonso, de apenas 11 anos.
O título de campeã ficou para a cruzeirense Vanessa Lika Shimada, vice para são paulina Ana Bruna Afonso Goulart e 3ª colocação para a cruzeirense Simoni Graziela.
Na categoria Amador (Rating Araxaense até 1.900 pontos) o flamenguista Francisco de Assis Xavier sagrou-se campeão. O evento foi disputado em cinco rodadas no sistema suíço de emparceiramento e a arbitragem do torneio foi conduzida pelo árbitro da Federação Mineira de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez, Adriano Pena Ribeiro Lemos.
A equipe do Cruzeiro sagrou-se campeã com 25 pontos, seguida pelo Araxá Esporte Clube com 10 pontos e em 3º lugar o Corinthians com 9 pontos. O grande destaque do evento não ficou apenas pela bela conquista cruzeirense, mas também, pela nova revelaçao do xadrez araxaense, o cruzeirense Antonio Eduardo Ribeiro Rocha Silva, de apenas 4 anos.
Apesar da pouca idade, Antonio já está se preparando para representar o Colégio São Domingos e Araxá nos dias 26 e 27 de setembro na etapa Patos de Minas do Campeonato Absoluto do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de Xadrez Pensado 2009, e nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2009.
O Brasileiro é maior evento de xadrez escolar do país que será realizado no Sesc Araxá. Antonio treina xadrez todos os dias na área reservada para prática de xadrez da Zoom Lan House 2 e faz aulas na Academia Academia Araxaense de Xadrez.

662 - MATCH DESAFIO: GM MECKING X GM FIER EM SÃO PAULO

Começa nesta quarta - feira, 23 de setembro ás 19:00hs a primeira partida do Match entre GM Henrique Mecking (Mequinho) X GM Alexander Fier, de uma série de quatro partidas, que terminará no próximo domingo.
O CTX - Centro de Treinamento em Xadrez - http://matonet1.mkt9.com/registra_clique.php?id=H6378792722799&url=http%3A%2F%2Fwww.matonet.com.br%2Fctx em parceria com a Liga de Xadrez - http://matonet1.mkt9.com/registra_clique.php?id=H6378892722799&url=http%3A%2F%2Fwww.ligadexadrez.com.br organizadora do evento, fará a transmissão ao vivo, em tempo real , usando tabuleiro digital. Para assistir as partidas conecte-se ao site http://matonet1.mkt9.com/registra_clique.php?id=H6378792722799&url=http%3A%2F%2Fwww.matonet.com.br%2Fctx e siga suas instruções. Havendo interesse dos senhores poderemos convidar um Mestre ou Grande Mestre para através do IchessU fazer a análise ao vivo das partidas, porém nesta situação teremos que repassar os custos, tratando-se de uma sala virtual para 20 lugares. Os interessados favor entrar em contato conosco. Obrigado.
Informações pelo site http://matonet1.mkt9.com/registra_clique.php?id=H6378792722799&url=http%3A%2F%2Fwww.matonet.com.br%2Fctx , por email - comercial@matonet.com.br ou ainda pelos telefones - 11-3661 9076 ou 11-9624 8370.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

661 - REGIONAL SUDESTE 2009 - GM GIOVANNI VESCOVI CAMPEÃO!

Disputado entre os dias 17 e 20 de setembro, no Clube de Xadrez São Paulo, Valendo Rating CBX e FIDE, o Regional Sudeste 2009, que teve a realização da Confederação Brasileira de Xadrez, GM Giovanni Vescovi 2636 foi o grande campeão com 5,5 pts em 6,0 possíveis, jogando na última rodada contra Marcus Vinicius Moreira, que terminou a competião em 8o lugar com 4,5 pts. Em segundo lugar, Everaldo Matssura 2483 com 5,0 pts. Matssura venceu Gerardo Lebredo Zarragoitia na 6a rodada, e em terceiro lugar Alvaro Zimmermann Aranha Filho 2278, que tambem superou nesta ultima rodada, Yago de Moura Santiago 2333 e fechando sua participação no forte torneio com 5,0 pts. Luismar Jorge de Brito 2293 e Evandro Amorim Barbosa 2293 tambem terminaram com 5,0 pts, em 4o e 5o lugares, respectivamente.
Veja o resultado completo acessando aqui.

660 - CIRCUITO DE XADREZ DE OEIRAS 2009: “TORNEIO AO AR LIVRE” BENEFICIA LÍDERES.

Filipe Romeiras, André Pinto e Tiago Freire, que lideram os seus escalões, dilataram o avanço para os principais adversários no “Torneio ao Ar Livre” que reuniu 36 enxadristas, no largo da Igreja Matriz de Oeiras.
André Pinto foi, no entanto, o único dos três a vencer o seu escalão (juniores). Provando que o seu segundo lugar na prova anterior não terá passado de um acidente de percurso, o jovem de Carnaxide triunfou sobre todos os seus opositores. Isabel Santos e Alexandre Correia completaram o pódio dos juniores.
Veja matéria completa acessando o link da fonte, abaixo:
http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=6267

659 - KARPOV E KASPAROV CELEBRAM 25 ANOS DE 1ª DISPUTA DE TÍTULO.

Anatoly Karpov, 58, e Garry Kasparov, 46, já ficaram por mais de 500 horas frente a frente se somadas as cinco vezes em que disputaram, na década de 1980, o título de campeão mundial de xadrez.Duas décadas depois, os dois enxadristas resolveram abandonar a aposentadoria para reeditar uma das maiores rivalidades da história do esporte. De terça até quinta-feira, disputarão 12 partidas de exibição em Valencia, na Espanha.E o que seria apenas um evento promocional, em comemoração aos 25 anos do primeiro encontro entre os dois pelo título mundial, virou o acontecimento mais esperado do xadrez neste ano. Tanto que os organizadores do "match" estimam que dez milhões assistirão às partidas pela internet, audiência inédita para transmissões de xadrez pela web.O último encontro de que se tem notícia entre os dois jogadores aconteceu em 2007. Mas não ocorreu em um tabuleiro de xadrez. Naquele ano, Kasparov foi preso duas vezes por liderar protestos contra o governo Vladimir Putin. Cabeça do movimento político "A outra Rússia", o enxadrista recebeu - e agradeceu - a visita de apoio de seu maior rival, Karpov, embaixador do Unicef.A relação entre os dois russos, porém, nunca foi amena. A tensão começou já no primeiro encontro, em 1984, válido pelo título mundial. Em uma época em que URSS e Guerra Fria ainda estavam em vigor, à disputa teve forte influência política. Após cinco meses e 48 partidas, a Fide (Federação Internacional de Xadrez) interrompeu o duelo no momento em que Kasparov, o desafiante, estava a ponto de virar o placar.A justificativa da entidade para a suspensão do "match" foi que os jogadores estavam fisicamente desgastados. Porém uma vitória de Kasparov desagradava ao governo da URSS, que tinha Karpov, hegemônico desde o meio da década de 1970, como um garoto-propaganda do regime socialista.O encontro foi retomado apenas em setembro de 1985, com vitória de Kasparov, que rompeu a supremacia de dez anos de Karpov e se tornou, aos 22 anos, o mais jovem campeão mundial da história do xadrez.Desde então, os dois russos lutaram outras três vezes pelo título mundial, todas com vitória, por placar apertado, de Kasparov. Longe dos campeonatos de xadrez, as diferenças políticas também causaram discordâncias entre os dois.Além da retomada dessa rivalidade histórica, a expectativa em torno do reencontro desta semana, em Valencia, deve-se também ao fato de o xadrez não ter forjado grandes ídolos desde que os dois enxadristas russos saíram de cena.Kasparov se aposentou em 2005, quando era o número 1 do mundo. Karpov ainda participa de poucos torneios durante o ano, com resultados aquém de sua trajetória no xadrez.Hoje, jogadores como o indiano Viswanathan Anand, o búlgaro Veselin Topalov e o russo Vladimir Kramnik lutam, sem sucesso, por uma hegemonia como a de Karpov entre 1975 e 1985 ou a de Kasparov nos 20 anos.

sábado, 19 de setembro de 2009

658 - I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 NO RIO DE JANEIRO, TERÁ NUMERO LIMITADO DE PARTICIPAÇÕES.

O I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO DO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009, terá o numero de participações limitadas: O Módulo Estudantil/Escolar será de 100 participantes nas 4 categorias (Sub-9, Sub-12, Sub-15 e Sub-18), ou seja, a soma das 4 categorias quando alcançar o numero de 100 atletas, estará encerrada. Já o Módulo Adulto/Absoluto, será limitado a 50 participantes, totalizando assim o numero de no máximo 150 participações entre os Módulos: Adulto/Absoluto e Estudantil/Escolar.
Neste domingo dia 20, o Jornal O Globo, caderno de bairro, Zona Norte, estará trazendo uma matéria sobre este evento no SESC RIO UNIDADE MADUREIRA.
RELAÇÃO DOS PRÉ-INSCRITOS DO I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009
SUB – 9
Rodrigo Francisco Ferreira (L)
Marlon dos Santos Peixoto (W)
Clarice Caldeira Veiga da Silveira (W)
Débora Barreto Fernandes (W)
Luiza Rodrigues Maia (W)
Gabrieli Apóstolo Peçanha (W)
Jéssica Dias Fernandes (W)
João Gustavo Neto (W)
Maria Luiza (J)
SUB-12
Lucas Guimarães Peixoto(W)
Kisi Garcia Alves (J)
Myllena Bretãs Lopes (J)
Vilma da Costa Pereira (J)
Rodrigo Bandeira de Melo Matos (J)
Pedro Lucas de Oliveira Carlos Vinicius da Rocha Filho (J)
Carlos Vinicius da Rocha Filho (J)
Lucas Botelho (J)
Bruno Matsgima (J)
Manuelly Rufino (J)
Nicole Carvalho Gonçalves (J)
Pamella Rocha (J)
Caroline Rodrigues Pereira (W)
Rafaella Castro Gomes dos Santos (W)
Thays Castro da Silva (W)
Selena Andrade (I)
Frederico de Souza (P)
Anderson Tomásio (P)
SUB-15
José Francisco Neto (E)
David Viana dos Santos(J)
Bruno Ribeiro Dantas (J)
Cassiano Ferreira Campos
João Pedro Inácio (L)
Pedro Paulo Melo (C)
Vinicius Viola (C)
João Pedro Chã (J)
Gabriel Madeira (P)
Mateus Louzada (I)
SUB-18
Cintia Reboredo
Adulto/Absoluto
1- Reinaldo Sta. Bárbara - 2292
2- MF Wagner Guimarães Peixoto – 2218
3- Alexandre Campos - 2193
4-Fernando Ventura - 2148
5- Renato Carvalho - 2120
6- Igor Mourão – 2115
7- Fernando Santana - 2105
8- Alexandre Beringuy – 2090
9- Joaquim de Deus - 2087
10- Josimar Barroso - 2079
11- Daniel Rangel - 2076
12- Ernesto César Scholoback – 1996
13- Marco Coutinho - 1926
14- Antonio Carlos Gomes - 1796
15- Eduardo Anzuategue – 1793
16- Marcelo Furtado - 1563
17- Ubirajara Cardoso Andrade - 1511
18-Maurício Branbach - 1505
19- Edvaldo Farias - 1469
20- Claúdio Garcia - 1451
21- Ronald Pereira Pinto - 1201
22- Adriano Valentim - S/R
23- Claúdio Teixeira Azeredo - S/R
24- Celso Santos - S/R
25-Alexandre Salgado Filho - S/R
26- Flávio Viot S/R

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

657 - ARTISTA ESPANHOL JAIME HAYON APRESENTA TABULEIRO DE XADREZ GIGANTE EM LONDRES.

Criado pelo designer espanhol Jaime Hayon, um tabuleiro de xadrez com peças de dois metros de altura chama a atenção de quem passa pelas fontes da Trafalgar Square, no coração de Londres. A obra faz parte do Festival de Design que acontece entre os dias 19 e 27 de setembro na capital inglesa.Em parceria com Bosa, um especialista em cerâmica de Veneto, na Itália, Hayon pintou à mão as 32 peças de xadrez. Mosaicos em vidro feitos pelo artista italiano Bisazza mostram pontos turísticos de Londres, como cúpulas e torres.O tabuleiro, com rodinhas para facilitar o deslocamento, é feito em madeira e, sobre ele, cadeiras suspensas permitirão com que visitantes direcionem as peças como forma de incentivar a prática do xadrez.

656 - ENAM SEDIARÁ TORNEIO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ EM CORUMBÁ - MS

A Escola Neusa Assad Malta - ENAM, localizada na rua Delamare, 424, será palco da segunda edição do Super Torneio de Corumbá - Dr. Reinaldo Mano, que acontece de 18 a 20 de setembro em Corumbá.O Clube de Xadrez Pantanal homenageia o Doutor Reinaldo Mano, jogador e salientador do xadrez local, de todos os jogadores corumbaenses que agradecem os seus atos em prol desta modalidade que só tem crescido em nossa cidade, e a este homem incrível os nossos agradecimentos. Este grande homem agora se encontra no Rio de Janeiro, e também as comemorações do 231 anos da nossa querida Cidade Branca.
Será disputado no Sistema Schuring em 7 rodadas com 65 minutos nocaute. A premiação será da seguinte forma: 1º lugar - R$ 100,00 ; 2º lugar - R$ 60,00 ; 3º lugar - R$ 50,00 ; 4º lugar - R$ 40,00 5º lugar - R$ 30,00.Os oito enxadristas selecionados são : 1 - Maycon Vianna - Corumbá ;2 - Rafael Antunes - Corumbá ;3 - Yago Oliveira - Corumbá ;4 - Jonathan Sousa - Corumbá ;5 - Jonathan Lopes - Corumbá ;6 - Fellipe Garcia - Corumbá ;7 - Nadine Mota - Campo Grande ;8 - Marcos Lázaro - Rio de Janeiro.Programação :18/09 - 16h - primeira rodada ;19/09 - 08h - segunda rodada ;19/09 - 10h - terceira rodada ;19/09 - 14h - quarta rodada ;19/09 - 16h - quinta rodada ;20/09 - 08h - sexta rodada ;20/09 - 10h - sétima rodada ;
Corumbá volta a realizar torneio da ConederaçãoApós 11 meses, Corumbá volta a ser paco de um torneio da Confederação Brasileira de Xadrez CBX, e pretende realizar todo mês um torneio.O evento da CBX também faz parte das comemorações do 231 anos da nossa querida Cidade Branca.A arbitragem está a cargo do Árbitro Regional CBX Augusto Samaniego e Árbitro Adjunto Adriano Garcia.

655 - XADREZ E ENSINO EM ÉVORA - PORTUGAL.

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora, em colaboração com a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática promoveram o Workshop "Xadrez e Ensino" que decorreu no município de Évora, de 2 a 5 de Setembro de 2009, no Colégio Luís António Verney. De realçar o seu caráter inovador, nomeadamente, no fato de relacionar uma universidade portuguesa à modalidade do xadrez, a qual devia ser parte integrante do currículo do ensino básico e secundário. No Workshop participaram professores dos ensinos básico e secundário e estudantes universitários, entre outros, e foram proferidas conferências relevantes no âmbito das áreas: xadrez e ensino, xadrez e computadores, xadrez e arbitragem e história do xadrez. Refira-se o fato de uma delas ter sido apresentada por um dos melhores jogadores do mundo da década de 80, o luso-canadiano GM Kevin Sppragett. Segundo a opinião dos seus participantes, tratou-se de uma ação de formação bastante interessante e que deveria ter continuidade no futuro.O evento foi avalizado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, órgão do Ministério da Educação responsável pelo crédito das ações de formação contínua de professores, nos grupos de docência 230, do 2.º ciclo do Ensino Básico, e 500 e 510, do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário.

654 - ESTUDANTE PAULO BARBOSA DA UFCG É O MELHOR ENXADRISTA DA PARAÍBA

Campina Grande, PB - O aluno do Doutorado em Ciências da Computação da UFCG, campus de Campina Grande, Paulo Barbosa, foi considerado o melhor enxadrista no Campeonato Paraibano Absoluto Aberto de 2009, promovido pela Federação Paraibana de Xadrez, de 11 a 13 deste mês, no Hotel Xênius, em João Pessoa.
Segundo o secretário da Federação Paraibana de Xadrez e organizador do campeonato, Fernando Melo, o evento foi um grande espaço para atletas de todo estado testar seus talentos e o estudante da UFCG teve o mérito devido, pelo desempenho no campeonato “Tudo na vida é questão de oportunidade e a Confederação Brasileira de Xadrez tem demonstrado interesse em valorizar os jogadores com potencialidade”, lembrou.
O campeonato paraibano contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadre, Darcy Lima. A participação do representante da confederação nacional foi bastante proveitosa e nos deu condições de avaliar o real interesse da entidade máxima do xadrez nacional em olhar para o Nordeste”, comentou Melo.
Para o coordenador do evento, o desempenho de Paulo Barbosa, da UFCG, mostra que ele será um dos grandes representantes da Paraíba em campeonatos nacionais “Se ele continuar nesse ritmo em que está vai se tornar em pouco tempo, diria mesmo até 2011, Grande Mestre do xadrez nacional”, ressaltou.
Fonte:http://www.agoraesportes.com.br/html/noticia.asp?not=32389&sec=mais%C2%A0destaques

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

653 - FESTIVAL NACIONAL INTERCLUBES DE XADREZ 2009 - TROFÉU DR. LOURENÇO JOÃO CORDIOLI

A cidade de Curitiba estará recebendo entre os dias 06 a 08 de novembro de 2009 o Festival Nacional Interclubes de Xadrez.
Finalidade: a) apontar a entidade Campeã Brasileira Interclubes.b) Propiciar acesso e movimentar o rating CBX.Participação: poderão participar equipes e outras entidades, assim denominadas. 1) Principal, equipes de clubes filiados à federações estaduais, prefeituras, autarquias. 2) Aberta, podendo ser composta de jogadores sem representação de entidades. As equipes serão compostas por 4 titulares e dois reservas opcionais. Todos os participantes deverão estar cadastrados e em dia com suas obrigações perante a CBX.
Local: Clube de Xadrez de Curitiba – Rua XV de Novembro, 266 – 9o. andar – 41-3222-4539 Curitiba - PR.Inscrições: poderão ser efetuadas através do e-mail calleroschess@gmail.com enviando a ficha completa, já com a ordem inicial dos tabuleiros, até o dia 03/11/2009, (conforme a programação abaixo), no valor de R$25,00 por jogador - para sócios em dia do CXC e menores 18 anos R$20,00. Bye ausente somente para a primeira rodada às entidades que solicitarem e estiverem com o cadastro em dia e a inscrição paga.
Equipes da mesma entidade A = R$25,00 por jogador, Equipe B e demais = R$20,00 por jogador. Para as equipes da categoria Principal, o capitão, no ato de confirmação de participação, apresentará carta do clube credenciando a equipe para a competição.
Ritmo de Jogo: 1:30h KO. Valerá rating CBX. A tolerância será de 30 minutos.Sistema: suíço em 5 ou 6 rodadas pelo Swiss Manager. Todas as equipes participarão do mesmo emparceiramento. As equipes serão ordenadas pelo rating médio da somatória entre Rating FIDE e CBX, sendo utilizado sempre o maior entre os dois.
Sistema de Desempate:
a) Milésimos Medianos
b) Milésimos Totais
c) Sonneborn-Berger
d) Escore Acumulado.
A premiação em espécie seguirá o sistema de desempate.
Acesse o Folder: http://www.copaescolardexadrez.com.br/Interclubes_2009.pdf
Fonte:

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

652 - I FESTIVAL ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009 - INSCREVA-SE!

Fernando Santana 2105 e Reinaldo Sta. Bárbara 2292 alem dos já pré-inscritos, MF Wagner Peixoto 2218, Renato Carvalho 2120, Igor Mourão 2115, Daniel Rangel 2076, com certeza irão abrilhantar e fortalecer o I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009, também outros enxadristas classes “A”, “B” e “C” pré-inscritos no Módulo Adulto/Absoluto.
No Módulo Estudantil/Escolar, José Francisco Neto 1601, que jogou as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas defendendo o Estado do Rio de janeiro, terminando em 9o lugar entre 23 participantes, também se fara presente conosco no Domingo, 27 de setembro de 2009 a partir das 9:00hs, onde estaremos efetuando as últimas inscrições até ás 10:00hs para que possamos então iniciar ás 10:30hs a primeira rodada.
Estamos fazendo uma modificação nas premiações, pois os segundos e terceiros lugares de cada categoria (Absoluto/Adulto, Estudantil/Escolar, Sub-9, Sub-12, Sub-15 e Sub-18), ao invés de receberam medalhas, receberão troféus!
Neste próximo Domingo, 20 de Setembro, o Jornal O Globo, caderno de bairro (Zona Norte), trará uma matéria sobre o este evento, que foi gravada no SESC Madureira, local onde acontecerá o festival. Peço encarecidamente aos professores que trarão seus alunos, para adiantarem suas listas com os nomes desses alunos para que possamos inclui-los na relação dos pré-inscritos para minimizarmos as inscrições no dia do evento, evitando assim atrasos indesejáveis.
*DIA/DATA: DOMINGO, 27 DE SETEMBRO DE 2009
* HORÁRIOS: INÍCIO ÁS 10:00HS.
* LOCAL: SESC RIO UNIDADE MADUREIRA
* ENDEREÇO: RUA EWBANCK DA CÃMARA, 90 – MADUREIRA.
* EVENTO ABERTO: FEDERADOS OU NÃO FEDERADOS PODERÃO PARTICIPAR.
* RITMO: TEMPO DE REFLEXÃO SERÁ DE 21 MINUTOS PARA CADA ATLETA.
* MÓDULOS:ADULTO/ABSOLUTO E ESTUDANTIL/ESCOLAR (SUB-9, SUB-12, SUB-15 e SUB-18)
*RODADAS: SISTEMA SUIÇO EM 6 RODADAS, PARA TODAS AS CATEGORIAS.
*EMPARCEIRAMENTO PELO PROGRAMA SWISS PERFECT.
* INSCRIÇÕES DO MÓDULO ADULTO/ABSOLUTO:
-ANTECIPADAS (ATÉ 1 DIA ANTES DO EVENTO) R$ 15,00 (QUINZE REAIS)
-NO DIA DO EVENTO ATÉ 1 HORA ANTES DO INCIO: R$ 20,00 (VINTE REAIS)
* INSCRIÇÕES DO MÓDULO ESTUDANTIL/ESCOLAR:
- ANTECIPADAS (ATÉ 1 DIA ANTES DO EVENTO) R$ 10,00 (DEZ REAIS)
- NO DIA DO EVENTO ATÉ 1 HORA ANTES DO INCIO R$ 15,00 (QUINZE REAIS)
* Arbitragem Geral: Prof. Élcio Mourão (Arbitro Nacional)* Árbitros Auxilares: Profs Celso Renato, Pietro Ferraz e Jorge Luiz Medeiros* Organização: Profs Celso Renato, Pietro Ferraz, Jorge Luiz Medeiros e Maximiano Reboredo*PROGRAMAÇÃO:
1 rodada ______________________________10:30hs
2 rodada______________________________ 11:30hs
3 rodada______________________________ 13:00hs
4 rodada______________________________ 14:00hs
5 rodada______________________________ 15:00hs
6 rodada______________________________ 16:00hs
Premiação e término até ____________ ______ 17:30hs.
*Premiação Adulto/Absoluto:
1 lugar__________ Troféu + R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais)
2 lugar_________ Troféu + R$ 100,00 (cem reais)
3 lugar_________ Troféu + R$ 70,00 (setenta reais)
4 lugar _________Diploma + R$ 50,00 (cinqüenta reais)
5 lugar ________ Diploma + R$ 30,00 (trinta reais)
Melhores classes: "B" e C": Diploma + R$ 20,00 (vinte reais)
* Premiação do Etudantil/Escolar – Categorias: sub –9, sub-12, sub-15 e sub-18
1 lugar __________ Troféu + Kit jogo de xadrez (tabuleiro+peças+sacola)
2 lugar___________Troféu + Livro sobre xadrez ( xadrez sem mistério)
3 lugar___________Troféu+ Dvd filme sobre xadrez (Lances Inocentes)
4 e 5 lugares____Diploma + Cd programa sobre xadrez
* Premiação Extra: Diploma + Cd Programa sobre Xadrez
Enxadrista com mais idade.
Enxadrista com menos idade.
Melhor Feminino dos módulos: Adulto/Absoluto e Estudantil/Escolar (em cada categoria)
Sorteio de 1 (um) Relógio Analógico (exclusivo para o módulo Estudantil/Escolar)
O regulamento geral estará disponível e afixado no local, no dia do evento a partir das 9:00HS.
* Maiores informações: projetoxadrezvencedor@hotmail.com ou Tel: 9312-8890 (Prof. Celso Renato), Tel: 8587-5694 (Prof. Jorfe Luiz) e Tel: 7851-3060 (Prof. Pietro Ferraz)
* As inscrições antecipadas deverão ser feitas via depósito bancário: BANCO DO BRASIL, AG: 1579-2 C/C: 28.912-4 em nome de Celso Renato Rodrigues da Silva e em seguida enviar para o e-mail acima contendo: Nome, Idade, Tel de Contato e Rating (caso tenha). Na sala do departamento de Xadrez do Jacarepaguá Tenis Clube, ás 3as e 5as Feiras a partir das 19:00hs com Waldemar Costa (Vadinho). Este procedimento nos ajudará a efetuar os preparativos corretos e evitará imprevistos de ultima hora.* O valor de R$1000,00 (mil reais) distribuídos em prêmios, são referentes à premiação em dinheiro, exclusiva do módulo Adulto/Absoluto + os prêmios materiais, bem como todos os prêmios do módulos Estudantil/Escolar, (que serão para as 4 categorias) em materiais enxadrísticos + os prêmios extras, incluindo o sorteio.
PARTICIPE ! XADREZ É ESPORTE, ARTE, CULTURA E LAZER DE QUALIDADE!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

651 - XEQUE- MATE EM SALA DE AULA!

Os olhos estão fixos num mesmo ponto. A cada lance, o grupo adversário se reúne e pensa na melhor solução para a próxima jogada. Con­centração, silêncio e atenção re­do­­brada são essenciais nesta partida de xadrez gigante. A atividade é monitorada por um professor e ocorre dentro de uma escola. “Quero ser a dama”, gritam dois alunos interessados em se transformar na peça mais forte do jogo. Gigante ou do tamanho tradicional, jogar xadrez faz parte da atividade extra do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba. O xadrez também aparece integrado ao currículo de Educação Física em grande parte dos colégios no Paraná, da rede pública e privada.
Nas 175 escolas da rede pública municipal de Curitiba e nas 2,1 mil escolas da rede pública estadual do Paraná, o xadrez faz parte do conteúdo de Educação Física. O mesmo ocorre nos colégios Dom Bosco. Nos colégios Bom Jesus pode aparecer como atividade extra ou integrado ao currículo, dependendo da sede. Já nas escolas Positivo, o conteúdo aparece nas aulas de Educação Física até o 3.º ano do ensino fundamental. Depois é oferecido como atividade extra e gratuita. Incluir o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo como ferramenta pedagógica traz inúmeros benefícios às crianças, ressaltam os educadores. O principal ganho é cognitivo. Ajuda no desenvolvimento de capacidades como memorização, concentração, raciocínio e lógica. Para a diretora do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curi­tiba, Nara Luz Salamunes, uma das vantagens é a participação em campeonatos. “A criança se vê em situação permanente de desafio, pois precisa desenvolver diferentes estratégias. Sem contar que é algo que dá prazer”, afirma. Na opinião do professor de xadrez do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Corrêa Volpe, o jogo também auxilia a desenvolver organização e responsabilidade. “O xadrez nos ensina que não adianta só pensar naquele momento, mas na consequência que o movimento escolhido trará depois. É assim na vida”, ressalta. Um melhor desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático é a aposta das escolas Positivo para investir na prática do xadrez desde o 1.º ano do ensino fundamental, segundo o supervisor de Cultura e Esportes Zair Cândido Netto. “Tem também a questão cognitiva, mas o objetivo principal é fomentar a Matemática”, diz. Já na rede municipal de ensino de Curitiba, a aposta é no ganho que o xadrez traz por si só. “Não aliamos a uma área do conhecimento específica”, ressalta Nara. Um projeto específico é oferecido aos alunos interessados no contraturno escolar. São 78 escolas municipais que oferecem o xadrez fora do horário normal de aula.
Ferramenta
Até a metade de 2010, um conteúdo específico sobre o jogo irá integrar o livro didático público para o ensino fundamental da rede pública estadual. O livro existe para os estudantes do ensino médio do Paraná como material de apoio aos livros didáticos enviados pelo Ministério da Educação. É produzido por professores da própria rede estadual. O autor do conteúdo de xadrez, Osni Zioli, professor de Educação Física em Pato Branco, no Sudoeste do estado, ressalta que o uso do xadrez nas escolas vai além do desenvolvimento cognitivo das crianças. Relacionar a história do jo­­go com temáticas sociais, momentos históricos e questões de gênero. “A contextualização dá vida ao xadrez”, afirma.
Um dos exemplos usados pelo professor é a questão de gênero que está por trás da dama, a mais forte do jogo. Segundo Zioli, até a Europa renascentista, o nome dado à peça era conselheiro do rei. “Depois que foi mudado, a própria regra do xadrez foi alterada por questões religiosas. Antes, o jogador que chegasse com um peão no fim do tabuleiro tinha o direito de pegar um ou mais conselheiros. Depois, só podia escolher a dama uma vez”, explica.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

650 - XADREZ FEMININO DE BLUMENAU CONQUISTA TÍTULO BRASILEIRO INÉDITO.

O xadrez feminino de Blumenau (FMD Blumenau/Bluluzinhas/Bom Jesus) conquistou mais um título inédito para cidade. Neste domingo, dia 13 de setembro, em Poços de Caldas (MG), a enxadrista Angélica Roberta Passold, aluna do Colégio Bom Jesus Santo Antônio e integrante da equipe blumenauense, sagrou-se campeã brasileira escolar 12 a 14 anos no maior evento promovido pelo Comitê Olimpíco Brasileiro neste categoria.Representando o estado de Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, Angélica conquistou o título ao vencer quatro partidas e empatar apenas uma com a representante de São Paulo. De maneira invicta, recebeu a medalha de ouro e deve integrar agora a equipe brasileira no Campeonato Sul Americano Escolar. A paulista Isabela Yamamoto ficou com o vice-campeonato e a pernambucana Clara Cristiane de Souza com a terceira co locação.O xadrez feminino de Blumenau conta com o apoio da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau e do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

649 - RIO GRANDE SEDIOU FINAL ESTADUAL DE COMPETIÇÃO DE XADREZ.

Rio Grande sediou no último sábado, 12, a final estadual do 39º Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), na modalidade de xadrez. A competição foi realizada no Centro Municipal de Eventos e escolheu os campeões das categorias infantil e juvenil masculino e feminino.
No espaço preparado para os 120 competidores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação do Estado, o clima era de muita concentração. Ao contrário das competições esportivas que envolvem as habilidades físicas e geralmente vêm acompanhadas do agito da torcida, no campeonato de xadrez a torcida e os competidores estiveram em silêncio e pleno raciocínio.
Os estudantes que participaram da final do campeonato chegaram à cidade na sexta-feira, 11. Durante o dia, eles aproveitaram para conhecer o Cassino e o Museu Oceanográfico. À noite, foi realizada a abertura dos Jergs na Sociedade Cultural Águia Branca. A final do Xadrez foi dividida em cinco rodadas de 30 minutos, que tiveram início na manhã de sábado e se estenderam até a tarde.
Os vencedores da categoria infantil foram: Eric Marins Ceccagno, de Carazinho, no masculino, e Bibiana Massem Homercher, de Santa Maria, no feminino. Na categoria Juvenil, Willian Quavedo Neissing, de Carazinho, levou a melhor no masculino, e Aline Brixius foi a vencedora do feminino.
Os primeiros lugares juvenis irão disputar a seletiva de xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros, que acontece de 5 a 15 de novembro em Maringá, no Paraná.
Melina Brum Cezar

648 - CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS 2009 – ITÁLIA

Foi realizado entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro de 2009.
Nas categorias: Sub-10,12,14,16 e 18. Veja o resultado dos campeões, masculino e feminino.
Na categoria Sub-18 masculino, o Campeão foi Ter-Sahakyan Samvel (ARM) 2480, e no feminino Girya Olga (RUS), 2266.
Na categoria Sub-16 masculino, o campeão foi Popilski Gil (ISR), 2392, no feminino Adamowicz Katarzyna (POL), 2121.
Na categoria Sub-14 masculino, o campeão foi Dragun Kamil (POL), 2232, e o feminino Efroimski Marsel (ISR), 2066
Na categoria Sub-12 masculino, o campeão foi Zanan Evgeny (RUS), 2111, no feminino foi Haussernot Cecile (FRA), 1995.
Na categoria Sub-10 masculino, o campeão foi Gledura Benjamin (HUN), 2007 e no feminino, Vasenina Anna (RUS), 1785.

647 - 65º CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL ABSOLUTO EM PORTUGAL – RUBEN PEREIRA CAMPEÃO

Vencendo na última sessão a João Cordovil, Ruben Pereira torna-se o novo campeão nacional absoluto de xadrez, sucedendo a António Fernandes que, ganhando também o seu jogo contra Carlos Carneiro, assegurou o segundo lugar, com 6 pontos, menos meio ponto do que o campeão e a igual distância do terceiro classificado, António Pereira dos Santos. Na Fase Preliminar, o vencedor foi Francisco Mateus da Academia de Xadrez de Gaia, em igualdade pontual (6 pontos) com Paulo Costa, da Casa do Xadrez, sendo o outro lugar do pódio ocupado por Afonso Rodrigues do Clube EDP de Lisboa com menos um ponto.Na cerimônia de entrega de prêmios esteve presente o Presidente do Comitê Olímpico Português, Comandante Vicente Moura que realçou o fato de ser a prova mais importante do calendário nacional, a nível individual, a escolhida como prova comemorativa do centenário do Comitê Olímpico Português. Afirmou que a presença de jogadores veteranos que há muito deixaram de estar no auge da carreira, citando alguns dos presentes, estava dentro do espírito olímpico preconizado pelo Barão De Coubertin, para dar também relevo à grande presença de jovens e às excelentes classificações obtidas por muitos deles. Acolheu favoravelmente a inclusão do Xadrez nos Jogos da Lusofonia, cuja próxima edição terá lugar em 2013, em Goa.
Fonte:http://cnafpxadrez.weebly.com/

646 - OLIMPIADAS ESCOLARES 2009 – POÇOS DE CALDAS – MG – RESULTADOS FINAIS.

Termina as Olimpíadas Escolares 2009 em Poços de Caldas, MG. Abaixo resultados dos 5 primeiros colocados do feminino e do masculino.
FEMININO:
1 Lugar Angélica Roberta Passold - SC – Col. Bom Jesus Sto. Antonio – 4,5 pts
2 Lugar Isabela Y. Gonçalves – SP – Centro Educacional Objetivo – 4,0 pts
3 Lugar Clara Cristiane M. Sousa – PE – Colégio Geo Petrolina – 4,0 pts
4 Lugar Gabriela Aguiar Brito – ES – Colégio Chistiano dias – 4,0 pts
5 Lugar Susana Boschetti da Silva – MS – EM Prof. Licurgo Bastos – 3,5 pts
Ana Carolina Roncoli Jerdy do Colégio Sta. Mônica – Cascadura, representante do Estado do Rio de Janeiro na competição terminou em 15o lugar com 2,0 pts. Com um total de 23 participantes
MASCULINO:
1 Lugar Vitor Shumyatsky – DF – Colégio Militar de Brasília – 4,5 pts
2 Lugar Henrique Nemeth Jr – PR – Soc. Educacional Positivo – 4,5 pts
3 Lugar Felipe Borges Cristiano – MS – Col. Sal. Dom Bosco – 4,0 pts
4 Lugar Petrus Fay D. Da Fonseca – AL – Colégio Contato – 3,5 pts
5 Lugar Daniel Meira N. De Lima – PB – Colégio Marista Pio X – 3,5 pts
José Francisco neto, do CECOF, representante do Estado do Rio de janeiro na Competição, terminou em 9o lugar com 3,0 pts, Com um total de 23 participantes.
PARABENS AOS JOVENS JOSÉ FRANCISCO E ANA CAROLINA POR REPRESENTAREM O ESTADO DO RIO DE JANEIRO NESTA IMPORTANTE COMPETIÇÃO DO CENÁRIO ENXADRISTICO BRASILEIRO.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

645 - OLIMPIADAS ESCOLARES 2009 - POÇOS DE CALDAS - MG

O esporte escolar brasileiro esta em festa, pois entre os dias 10 e 20 de setembro, em Poços de Caldas (MG), na quinta edição das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos. Primeira edição no novo Ciclo Olímpico, as Olimpíadas Escolares 2009 terão 3.500 participantes, sendo 3.000 atletas, de 900 escolas públicas e privadas do país, um novo recorde do maior evento estudantil do país. Esta é a quarta vez que a cidade mineira, que no Prêmio Brasil Olímpico 2008 ganhou o Troféu Esporte e Juventude do Comitê Olímpico Internacional (COI), recebe o evento (2006, 2007, 2008, 2009). Vinte e quatro delegações (de 23 estados e a da cidade sede) estarão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Os estados do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Roraima não participam da edição de 2009. Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 terão uma programação educativa paralela às competições. Estão agendadas visitas a escolas públicas e privadas da região, onde os alunos assistirão a palestras, vídeos e teatro de bonecos, entre outras atividades. Atrações de sucesso nas edições anteriores, a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante estão confirmados. "O projeto das Olimpíadas Escolares continua a estabelecer recordes a cada edição, o que comprova a força do esporte escolar em todo o Brasil. Os números expressivos dessa primeira edição no novo Ciclo são indiscutíveis. Os 3.500 participantes desta etapa estarão alojados em 22 hotéis. Já os 3.000 atletas disputarão seus torneios em 16 instalações esportivas, entre elas a Pista Municipal de Atletismo de Poços de Caldas, recém construída, um dos legados do evento para a região", conta Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares 2009. "É sempre um prazer voltar a Poços de Caldas, que percebeu a importância do esporte na formação de crianças e jovens. Mais que o legado das instalações construídas e reformadas para o evento, o mais importante é perceber incorporado à rotina da cidade os ideais de inclusão social através do esporte", completa Hubner.O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, que se inicia em 2009, mantém os objetivos de promover a integração e a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. O objetivo de atingir um crescimento de 5% a 10% a cada edição vem sendo alcançado elos organizadores. "Em 2008, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 6.500 participantes de 1.689 instituições de ensino de 23 Unidades Federativas estiveram representados na Etapa Nacional. São números que entusiasmam", confirma o diretor geral do evento.
Em 2009, nas Seletivas Municipais na faixa etária de 12 a 14 anos, cerca de 2.000 municípios realizaram seletivas onde participaram 19.000 instituições de ensino e cerca de um milhão alunos/atletas.Cerimônia de abertura - As Olimpíadas Escolares serão abertas oficialmente nesta quinta-feira, dia 10, no Centro Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG). A cerimônia terá início às 16h e contará com as presenças do prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; do secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos; e do diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner. Além do desfile simbólico de representantes das delegações. O juramento do atleta será feito por Guilherme Maciel Gouveia, atleta de vôlei da Escola Municipal Edir Frayha; o juramento dos árbitros pelo gaúcho Marcos Andrade, árbitro internacional de atletismo. Olivino Martins Alvarenga, conhecido como Sr. Chico, de 70 anos, recordista sulamericano e pan-americano master nos 5.000m e 10.000m receberá uma homenagem especial. As Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).
Lembrando ano passado (2008) com o melhor resultado do Rio de Janeiro nesse evento com 2 pódios.
Site Oficial: http://www.olimpiadasescolares.com.br/home/home.asp

644 - MATCH DESAFIO GM ALEXANDER FIER X GM HENRIQUE MECKING (MEQUINHO)

O CTX - Centro de Treinamento em Xadrez em parceria com a Liga de Xadrez organizadora do evento, fará a transmissão ao vivo, em tempo real , usando tabuleiro digital, das 4 partidas do Match entre os GM´s Mecking e Fier. Acreditamos ser a primeira vez no Brasil que esta tecnologia será utilizada, que não depende de intermediários para atualizar o site, pois os proprios jogadores quando movimentarem suas peças no tabuleiro instalado no palco do Teatro do Colégio Santa Cruz em São Paulo, atualizarão o site do CTX, onde todos os interessados de forma gratuita poderão acompanhar os lances, vibrar e torcer pelo seu favorito. Vocé que mora em São Paulo poderá assistir no proprio Teatro a estas 4 partidas em um Telão , ou numa sala anexa participar das analises efetuadas pelo MI Mauro de Souza, tudo em tempo real, e de forma gratuíta. Porém você que mora mais longe ou que tem dificuldade de chegar ao Teatro, poderá assistir pela internet à partida no mesmo instante que ela estiver sendo jogada, sem nenhum custo, como cortesia do Centro de Treinamento em Xadrez e da Liga de Xadrez, cujo objetivo é divulgar o nobre jogo. Para assistir as partidas conecte-se ao site www.matonet.com.br/ctx e siga suas instruções. Havendo interesse dos senhores poderemos convidar um Mestre ou Grande Mestre para através do IchessU fazer a análise ao vivo das partidas, porém nesta situação teremos que repassar os custos, tratando-se de uma sala virtual para 20 lugares.
Dia Horario Partida
22 - 4a feira 19h 1
23 -5a feira 19h 2
25 -sábado 10h 3
26-domingo 10h 4
Os interessados favor entrar em contato conosco. Obrigado.
Informações pelo site www.matonet.com.br/ctx , por email - comercial@matonet.com.br ou ainda pelos telefones - 11-3661 9076 ou 11-9624 8370
Fonte:http://matonet1.mkt9.com/ver_mensagem.phpid=H%7C31%7C9272%7C090520103852820784132

643 - CAMPEONATO DUQUECAXIENSE DE XADREZ ABSOLUTO 2009

Começa no próximo dia 19/09, o CAMPEONATO DUQUECAXIENSE DE XADREZ 2009, que irá determinar o Campeão Duquecaxiense de Xadrez de 2009, classificando para a disputa do Campeonato do Interior/RJ e também servirá para definição das equipes que irão disputar o Estadual Interclubes. O Campeonato Duquecaxiense de Xadrez Absoluto 2009 será disputado em 03 etapas classificatórias e um fase final onde terá no máximo 12 participantes. A final será disputada em sistema schuring (todos contra todos) com partidas com tempo de reflexão de no mínimo 1:00hr para cada jogador com final acelerado, a fase final valerá Rating FEXERJ e classifica o campeão Duquecaxiense de 2009 para o Campeonato do Interior/RJ
Maiores informações, acesse site oficial da ADUX: http://adux.webnode.com/

642 - I FESTIVAL DE XADREZ ESCOLAR E ABSOLUTO NO SESC RIO UNIDADE MADUREIRA 2009

Como já havia mencionado na última postagem sobre este evento, estamos abrindo mais uma categoria no Módulo Estudantil/Escolar, agora teremos tambem Sub-9, alunos até 9 anos poderão disputar nesta categoria, tornando a participação de meninos e meninas nesta faixa etária, muito mais justo e saudável. Agora ficou assim o módulo Estudantil/Escolar: Sub - 9, Sub -12, Sub -15, e Sub -18
Ontem tambem foi feita uma matéria e gravada uma entrevista no local do evento, pela equipe de reportagem do Jornal O Globo (caderno de bairro). Eu, MF Wagner Peixoto e o menino Lucas Guimães Peixoto (campeão carioca sub-10), falamos sobre o evento e seus objetivos bem definidos e esta matéria será veiculado no dia 20/09/2009 no caderno Zona Norte deste jornal. de grande circulação, falando do evento. o Folder com todas as informações do evento veja postagem de numero 638 deste Blog.
Primeiros Pré-inscritos.
Módulo Adulto/Absoluto:
1- MF Wagner Guimarães Peixoto - 2218
2- Renato Carvalho - 2120
3- Igor Mourão - 2115
4- Alexandre beringuy - 2090
5- Daniel Rangel - 2076
6- Ernesto César Scholoback - 1996
7- Eduardo Anzuategue - 1793
8- Marcelo Furtado - 1563
9- Ubirajara Cardoso Andrade - 1511
10- Edvaldo Farias - 1469
11- Ronald Pereira Pinto - 1201
12- Adriano Valentim - S/R
13- Claúdio Teixeira Azeredo - S/R
14- Celso Santos - S/R
15-Alexandre Salgado Filho - S/R
Módulo: Escolar/Estudantil:
1- Lucas Guimarães Peixoto - 1681 - 10
2 - José Francisco Neto - 1601 - 14
3- João Pedro Cha - 1590 - 13
4- Vinicius Viola - 1310 -13
5- Selena Vitória Andrade - 1207 -
6- Pedro Paulo Melo - 1133 - 11
7- João Pedro Inácio - S/R - 12
8- Rodrigo Franscisco Ferreira - S/R - 4
9- Marlon dos Santos Peixoto - S/R -
Em breve mais inscritos !

641 - ESTUDANTE DE 12 ANOS REPRESENTA NOVO HAMBURGO NA FINAL DO XADREZ

Rio Grande - Ela irá representar Novo Hamburgo na final de xadrez dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). A estudante Victória Schimitz, 12 anos, aluna da sexta série do ensino fundamental da Escola Municipal Machado de Assis, será a única estudante hamburguense na final da modalidade. A decisão do xadrez inicia hoje e segue até domingo, em Rio Grande. "Quero fazer o melhor que puder para tentar conquistar o título", afirmou a enxadrista. Victória contou que começou a praticar a modalidade na escola, há seis anos, incentivada pelo irmão mais velho, William. "Sempre pratico aqui na escola, na sala do projeto de xadrez. A professora também me passa exercícios para fazer em casa, onde estudo com a ajuda de alguns livros", explicou a dedicada aluna. A professora Ana Sorgetz, responsável pelo xadrez na escola Machado de Assis, observou que os meninos costumam se destacar mais no xadrez. "Aqui na escola, entretanto, as meninas sempre conseguiram mais destaque que os meninos." Os Jergs são promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e abertos a estudantes das redes municipais, estaduais e federais do Estado. Neste ano, a competição chegou à 39.ª edição, com a participação de 4 mil unidades de ensino e mais de 1,8 milhão de estudantes de 500 municípios.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

640 - XADREZ NOS JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO CATEGORIA MIRIM ATÉ 14 ANOS.

Chegou ao fim os Jogos Escolares do Estado de São Paulo, modalidade Xadrez na Categoria Mirim, 14 anos. A competição foi realizada na cidade de Dracena e teve como finalista e ganhador o Colégio São Mateus, representante da macro-região de São José do Rio Preto. Durante seis dias, a competição reuniu quinze escolas de todas as regiões do estado, oito estaduais e sete particulares e municipais.A competição aponta as escolas campeãs do estado em diversas modalidades esportivas, que futuramente representarão a federação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) em Poços de Caldas (MG). Na disputa individual o enxadrista Renan Ranzani Baptistello de apenas 12 anos conquistou o ouro de maneira invicta com 6 vitórias em 6 jogos. Com esse desempenho, Baptistello consagrou-se como melhor enxadrista da sua competição. Foi a primeira vez que o jovem enxadrista representou a equipe na prova individual.Na competição por equipes o time masculino formado por: Luis Paulo Supi (13), Mateus Moreno Landin (11), Renan Ranzani Baptistello (12) e Murilo Davoli (12) venceram todos os confrontos disputados e também trouxeram o ouro para o Colégio São Mateus.Para chegar a essa final estadual, os alunos passaram por diversas fazes municipal, sub-regional (região de Catanduva), regional (região de São José do Rio Preto), e Inter-regional (região de Araçatuba). Somente após vencer todas as melhores equipes da região é que os jovens exadristas garantiram o direito de disputar a final na cidade de Dracena.Isaura Mendes Pato, Coordenadora Pedagógica do Colégio São Matheus afirma estar satisfeita, não somente pelo ouro mas pelo o que o xadrez representa na vida de seus adeptos.