quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

95 - O XADREZ E OS JORNAIS CARIOCAS



Estava conversando com o conceituado jornalista, historiador e enxadrista Waldemar Costa, no Jacarepaguá Tenis Clube, acerca do porque nenhum jornal carioca possue uma coluna que seja, sobre a "Arte de Caissa", e porque o xadrez hoje tão em voga em função de ter reconhecimento internacional dos beneficios que este jogo-ciência oferece a tantas pessoas, ainda não despertou o interesse dos titulares dos jornais em nosso estado?

Waldemar Costa me deu uma explicação, dizendo que nos anos 60 e 70, haviam inúmeras colunas sobre o xadrez, aqui no Rio de Janeiro, e em vários estados da federação, pois com o regime militar, havia necessidade de preencher os espaços dos jornais com matérias e assuntos ligados a arte, cultura, esporte e lazer, e assim não diporiam de espaço para criticas ao regimente vigente naquele período. Tudo bem, mas se nesse período ainda que fosse por um motivo de interesse do regime daquela época, mas haviam essas colunas, e porque agora que estamos vivendo um período de democracia, onde as pessoas tem muito mais liberdade de expressão, não se multiplicaram, pelo contrário, simplesmente desapareceram?

Quando tomamos por base o cenário internacional do xadrez, fico perplexo em notar que a imprensa em geral, mas principalmente nossos jornais não dispõe nem de informações acerca de competições importantes no estado, como foi o caso do Campeonato Interclubes 2008, realizado na AABB-Tijuca, que contou com enxadristas renomados do cenário nacional, e nem mesmo a competição máxima do xadrez brasileiro, o Campeonato Brasileiro de Xadrez 2008, realizado tambem neste mes de dezembro, em Porto Alegre, onde o carioca MI Diego Di Berardino, representava nosso estado, mas nem assim os jornais cariocas se pronunciaram.

Percebo que esse apoio da imprensa em geral se faz necessário para o crescimento do xadrez carioca, e temos pessoas qualificadas para realização desse trabalho que sem duvida nenhuma impulsionaria o xadrez definitivamente no Estado do Rio de Janeiro. O próprio Waldemar Costa, como conceituado jornalista, que inclusive já foi colunista do jornal dos sports, temos o MF Ricardo Teixeira que tambem possue formação jornalistica, sem contas que outras pessoas ligadas ao meio enxadristicos mesmo sem formação nessa área profissional, seriam capazes de nutrir informações importantes do xadrez carioca onde seriam disponibilizadas por esses meios importantes de comunicação, como é o caso dos jornais que alcançam um numero muito grande de pessoas diariamente.

As noticias que veiculam sobre o xadrez na imprensa, normalmente estão ligadas aos escandalos envolvendo enxadristas, ai da-se inclusive com destaque, tornando-se ainda mais dificil a priliferação e massificação do xadrez.

No início de janeiro de 2007, um jogador indiano foi afastado da prática do "nobre jogo" depois de flagrado com um fone sem fio ligado ao celular para ganhar as partidas não muito nobremente, recentemente tambem, nas Olimpiadas de Dresden na Alemanha, realizada entre 12 e 25 de novembro de 2008, o enxadrista profissional e terceiro no topo mundial, o Grande Mestre Ucraniano Vassily Ivanchuk , foi manchete nos jornais e meios de comunicção em geral, por ter se recusado a fazer o exame anti-doping exigiso pelo COI (Comitê Olimpico Internacional).
O jornal a folha de São Paulo de 5 de janeiro de 2007, trouxe uma matéria sobre o xadrez, através de Luiz Nassif, bastante interessante:

"O jogo de xadrez é a melhor representação da economia. Cada movida de peça altera completamente o equilíbrio interno. Após o lance, o jogador consegue prever um número determinado de jogadas. Se tentar imaginar como será o jogo, até o final, empaca. Jamais irá conseguir a segurança absoluta. Por isso mesmo, xadrez e economia exigem imaginação para enfrentar os problemas decorrentes do lance, e novas posições estratégicas frente aos seus desdobramentos."

Quando no período de atividades (A Lona esta em período de recesso), na Lona Cultural de Jacarepaguá, no bairro do Pechincha, tentei por várias vezes através do assessor de imprensa, o Sr. Clóvis, que é tambem coordenador da mesma Lona Cultural, a inclusão de noticias e matérias sobre o xadrez no JB Barra, onde sempre disponibiliza os eventos da Lona Cultural, mas ainda não consegui esse intento, pois sempre prioriza-se os grandes shows e eventos envolvendo artistas renomados.

Espero que num futuro bem próximo haja colunas, matérias e noticias constantes do xadrez carioca nos jornais de circulação aqui em nosso Estado, pois os Blogs que disponibilizam essas informações, não são acessados por muitas pessoas. Precisamos atingir "o povão", alcançar "as massas" que se atualizam diarimente muito mais com noticias ligadas aos crimes e tragédias que acontem na cidade, do que com eventos culturais, esportivos e educacionais.

Nenhum comentário: