quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

70 - O XADREZ NO PRÉ ESOLAR DO NORDESTE DE SÃO MIGUEL. CRIANÇAS COM 4, 5 E 6 ANOS !!!

As Educadoras do ensino Pré-escolar da rede escolar de Nordeste, aceitaram o repto dado pela Educadora Vanda da EB/JI da Salga, a qual, já no ano passado iniciou o Xadrez na sua turma, e decidiram aderir ao Plano de Xadrez de Nordeste patrocinado pela Câmara, tendo como parceria a Escola Básica e Secundária da Vila de Nordeste e como coordenador o formador de Xadrez, Henrique Cardoso.
Este projecto inovador é pioneiro no Arquipélago dos Açores e a nível Nacional não há conhecimento de que o Xadrez esteja a ser ensinado a uma comunidade escolar tão jovem.


Estão inscritas no projecto 103 alunos assim distribuídos: Vila de Nordeste 25, Fazenda 20, São Pedro 7, Algarvia 7, Feteira 12, Achada 12, Achadinha 13 e Salga 7.
Por idades: 3 alunos têm 6 anos, 56 têm 5 anos, e as restantes 44 têm 4 anos. Por sexo são 55 meninos e 48 meninas.
No próximo dia 10 estava agendado o 1º encontro do 1º Torneio de Xadrez, ainda sem o nome que será escolhido de entre as propostas que aparecerem de todos os Jardins de Infância, mas pelo motivo de ter sido marcada para essa tarde a reunião de núcleos, terá de ser realizado na 1º ou 2ª quarta-feira de Janeiro de 2009.
Os encontros de Xadrez do Pré-escolar serão três, distribuídos ao longo do ano escolar, de preferência no final de cada período daí o 1º ter estado agendado para o dia 10 de Dezembro, final do 1º Período.
Foi solicitado às juntas de Freguesia da Salga, Achadinha, Achada, Feteira, Algarvia, São Pedro, Fazenda e Vila, cujas escolas fazem parte do plano, um apoio financeiro para se poder oferecer a todas as crianças um lanche e uma lembrança, no dia dos encontros.A EBS da Vila dará o seu apoio na parte informática e receberá nas suas instalações as 103 crianças acompanhadas das respectivas Educadoras e também de Alunos que fazem parte do plano de Xadrez do Nordeste e que estão a colaborar no projecto inovador a pedido do coordenador.
A comitiva rondará as 125 pessoas que durante uma tarde irão conviver tendo como ponto de união e objectivo o Xadrez.
O Transporte será assegurado pela Câmara Municipal e se for necessário, também, pela Escola Secundária de Nordeste.

Nenhum comentário: