segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

92 - FELIZ NATAL PARA TODOS!!!









Na vida, às vezes vivemos por viver, pelo simples fato de estarmos vivos, e acho que devo terminar logo com isso. Quando olho em várias direções na tentativa de conseguir visualizar uma situação de reversão em relação ao que estou vivendo e passando, mas não vejo ajuda, o desanimo é total! (relato de um adolescente de apenas 13 anos, que tive a oportunidade de conhecer e conversar numa dessas tentativas de divulgar e utilizar o xadrez como uma ferramenta de ajuda as pessoas, numa praça em realengo).

Todo ser humano deve ter metas, propósitos e objetivos a serem alcançado, mas quando isso lhe falta, a vida parece perder o sentido, muitas vezes observamos ao nosso redor e vemos como as pessoas sofrem e necessitam de ajuda. Mas infelizmente às vezes nos tornamos incessíveis em relação às outras criaturas, principalmente quando não a conhecemos, e desprovidos de informações, acabamos julgando através de um pré-conceito feito quase que sempre instintivamente. É a natureza humana na sua essência, e no ápice da sua inescrupulosidade e insensatez , por não entender que somos todos humanos, sujeitos as mesmas paixões, quer sejamos adultos, jovens ou crianças e até mesmo na terceira idade, é comum entre todos, os acertos e defeitos, alegrias e tristezas, momentos bons e ruins, situações prazerosas e de dor, somos todos filhos do meu Pai (Deus), e irmãos!
À medida em que os tempos avançam, e a passos largos, parece que os princípios mais elementares de humanidade e irmandade vão se esvaindo, cada um busca seus próprios interesses, independente de nesta busca estar fazendo outras pessoas sofrerem, ou sem notar o sofrimento alheio, as vezes ali, ao nosso lado. O egocentrismo parece ser o mandamento mais aplicado pelos homens, mas esquecem-se que caminhamos para um caos iminente, a própria natureza parece rebelar-se contra a humanidade, mudando muitas das vezes, totalmente seu curso natural, aplicando castigos em forma de catástrofes, aos homens numa clara, lógica e perceptível rebelião contra os seres que habitam esse planeta, desapercebidos dos perigos reais de destruição em massa.
Os homens conseguem adormecer sem se importarem com os acontecimentos a sua volta, é comuns vermos pessoas passarem por um semelhante caído no chão, sem se dar conta que essa pessoa necessita de ajuda, seja lá qual for, também é observado a pouca importância que é dada as pessoas mais maduras e experientes, cansadas, caricaturadas ou deformadas pelos anos a fio de luta pela sobrevivência, e de seus familiares, agora só servem para cederem seus cartões de benefícios, ou seja, até o que conquistaram com muito suor, trabalho e dedicação, agora lhes é cobiçado e muitas vezes até confiscado, sem nenhum escrúpulo. Nossas crianças tem sido roubadas, tiram-lhe o direito a viver sua criancice, ofertam-lhes, trabalhos precoces, e jugo pesado. E os adolescentes? Muitos são ceifados, meninos ainda, recrutados para servirem de escudo ou soldados a serviço do terror, as meninas geram quando crianças ainda. E as adolescentes? Essas, às vezes com 11, 12, 13, 14 ou 15 anos, já são de 50, aparência fúnebre, corpo desfigurado a serviço das drogas e do sexo, sem que ninguém se importe. A cada dia que passa, mais e mais bebes sem futuro vão nascendo, e esse ciclo vicioso aumentando, gerando mais crianças adultas, adolescentes velhos, jovens sem pespectivas, e com isso, mais sofrimento, dor e miséria.
Um paradoxo se mostra, com o advento da internet, as informações se multiplicaram espantosamente ao mesmo tempo em que a ignorância se múltipla quase que na mesma proporção. Até onde iremos chegar?

Que a pratica do xadrez não se limite somente as competições, mas que seja utilizado como ferramenta de ajuda, pelo menos na tentativa de mudar esse quadro terrível em que muitos dos nossos semelhantes vivem, nesta primeira década do século XXI.

Desejamos a todos, que de uma maneira ou de outra, acessam este humilde Blog, um Natal abençoado por Deus e com muita paz, alegria, saúde, harmonia, humildade e inteligência.
FELIZ NATAL PARA TODOS, FELIZ NATAL, FELIZ NATAL!!!!

Nenhum comentário: