quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

83 - O CURTA METRAGEM "O XADREZ DAS CORES" UMA EXCELENTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA A SER UTILIZADA!

CURTA METRAGEM XADREZ DAS CORES - PORTAS CURTA PETROBRAS
Gênero: Ficção
Diretor: Marco Schiavon
Elenco: Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa
Ano: 2004
Duração: 22 min
Cor Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil

O curta metragem “o xadrez das cores”, retrata, em outras coisas, mas principalmente o racismo e o preconceito social. Mas também uma forma de utilização do xadrez que é bastante interessante: o xadrez como uma ferramenta social e de resgate da cidadania!
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Cida, o personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade também pobre ou carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, e acaba por aprender através de uma barganha que faz com Maria, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos, se vislumbrando com a “arte de caissa”, e acaba levando o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras e de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez,tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas a elas, como o interesse dos meninos e meninas pelo mundo do crime, o que é muito comum em comunidades onde o crime organizado domina, e com isso acaba despertando o interesse deles que passam a praticar o xadrez, inclusive de maneira improvisada, com material enxadristico confeccionado por eles próprios. Muito interessante!
Comentário pedagógico:
O Xadrez das Cores também é um filme que nos incomoda, é impossível manter-se distante da tensão das personagens. A forma como a história é construída nos convida a participar do enredo. Vamos tomando parte do jogo. A alusão ao jogo de xadrez é outro elemento intrigante, esse é um jogo de raciocínio. Está feito o convite para alunos e professores: para combater a discriminação é preciso pensar, refletir, entender as raízes do preconceito. Precisamos unir nossas vozes na luta contra o preconceito, e como em um jogo de xadrez, saber fazer toda a diferença. O conhecimento pode ser conquistado e assim como faz a personagem Cida, é preciso virar o jogo. As personagens do filme apresentam-se como forças contrárias: rico e pobre, o branco, o negro, a patroa, a empregada. Apesar da relação contrária existente, ambas possuem em comum a força, a determinação. Maria insiste em oprimir, Cida aceita por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente. Não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, estuda a adversária, busca um conhecimento que não tem. Uma das mais belas lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos. É alquimia do conhecimento. É esse desejo que a escola tem que despertar. O jogo de xadrez é outra bela simbologia... Tem os peões, o rei, a rainha, o movimento das peças... O objetivo do jogo é que cada jogador coloque o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu “xeque mate’ no adversário. O jogador que levou o “xeque mate”, perdeu a partida. É um jogo de raciocínio, de inteligência, no qual o tabuleiro é o palco aonde os personagens vão mostrando suas habilidades. Competências estas que são conquistadas a cada movimento, a cada jogada. Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto, mas vive suas escolhas. A forma como conduzimos nossas vidas indica o quanto iremos evoluir. Cida representante da classe mais excluída de nossa sociedade, deixa-nos a vontade de persistir, de mudar, de levar o jogo, o lúdico, o envolvimento aonde era só esquecimento.
Quando apresentei esse filme aos meus alunos, tinha um certo receio de como seria a reação deles diante do que vissem, e convidei os pais, alguns vieram, posicionei os pais no fundo da sala, e as crianças de frente para o telivisor de 29", fiquei atento a suas reações, durante toda a exibição, queria saber como estavam as "cabeças" dos meninos e meninas, queria que os pais tambem soubessem. Quando acabou a exibição inquiri os alunos acerca do que eles puderam tirar de proveitoso do filme e como eles viam a relação dos conflitos com o jogo de xadrez? Para minha surpresa, perceberam as mensagens contidas no filme de forma que inprecionaram inclusive os pais, ou seja, as "cabecinhas" deles estão ótimas! Retrataram os conflitos existentes e conseguiram tambem enxergar os beneficios e as lições que o curta nos deixou. Excelente!
Gostaria que voces vissem o filme, são apenas 22 minutos, abaixo esta disponibilizado o site e o link de acesso!
O filme pode ser visto acessando o site do Portas Curtas Petrobras e nesse link:http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932

Fonte:http://www.portacurtas.com.br/index.asp

2 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Olá Celso,
Esse curta realmente é muito interessante. Minha mulher, pedagoga, o utilizou nas aulas com seus alunos (brancos, da elite).

Grande abraço, Feliz Natal!

Celso Renato disse...

Blz Maia, quando ví o curta pela primeira vez, logo identifiquei que seria de grande valor para as crianças, pois paralelamente com o ensino do xadrez, incutimos nos meninos e meninas conceitos sociais, educacionais, comportamentais e etc... Valeu!