domingo, 8 de fevereiro de 2009

205 - “XADREZ É UMA ISNPIRAÇÃO PARA CRIAR OBRAS DE ARTE" - ARTISTA PLÁSTICO LAÉRCIO SANTINI

Tabuleiro nas artes
Peças gigantes de xadrez, que chegam a dois metros, e miniaturas que cabem na ponta da unha fazem parte da exposição Xadrez - Arte Inspirando Arte, do artista plástico Laércio Santini, 48 anos. A mostra pode ser visitada até o início de março no piso L2 do Cascavel JL Shopping. As obras fazem parte do acervo pessoal do escultor. A entrada é franca.“Xadrez é uma inspiração para criar obras de arte. Nunca copiei peça de ninguém. Todas são exclusivas e já fiz mais de 200 modelos”, revela, satisfeito. Santini começou a desenvolver a técnica há 20 anos, com uma simples faca. “Aprendi a jogar com um aluno. Gostei muito do jogo e comprei um com peças de plástico, mas não gostei, pois, como aprendi com jogo de madeira, queria um. Surgiu a ideia de fazer eu mesmo meu jogo artesanal. Peguei uma vassoura e uma faca de cozinha e comecei a cavoucar, acabei cortando o dedo e insisti até que consegui fazer uma peça. Ficou feia, mas me empolguei e fiz outras. Mais tarde adquiri materiais mais adequados e passei a profissionalizar o serviço. Tudo começou com uma vontade de aprender a reproduzir o jogo pelo qual me apaixonei”.A peça que possui dois metros de altura levou dez dias para ficar pronta. “A maior parte das peças é de madeira, mas algumas fiz com massa de cola branca, areia peneirada e fui grudando as pedras. Há também um jogo que foi feito com tubos de PVC e chama bastante atenção das pessoas. Mas vou começar a fazer de outros materiais, como ferro, arame, enfim, tudo o que der”, comenta o artista. Além dos tabuleiros, Santini produz pinturas em telas, tudo com inspiração no xadrez. “Procuro deixar algumas mensagens nas obras para que o visitante as interprete. Uma delas, por exemplo, enaltece o valor do bom humor mostrando que todos são reis e rainhas, inclusive o mendigo”. O artista enfatiza que procura utilizar sempre o bom humor em suas criações. “Também está em exposição a peça Massacre, que nada mais é do que um jogo de xadrez diferente, sem tabuleiro, com dois times de jogadores: o povo contra os corruptos. A crítica diz respeito a fatos atuais, por isso costumo dizer que é um jogo marcado, sendo que o povo sempre perde. Tudo foi criado, é claro, usando o humor”, aponta. O xadrez, além de ser uma brincadeira fascinante e um esporte respeitado, traz diversos benefícios. “Está comprovado que o jogo ajuda na memorização, na capacidade de raciocínio e na concentração, de criança a idosos. O cérebro é como os músculos, precisa de exercícios, e o índice de mal de Alzheimer é bem menor para quem exercita a mente”, comenta Laércio.
InovarSempre encarando os desafios como motivação, o artista plástico Laércio Santini aprimora a cada ano sua técnica. “Inscrevi um tabuleiro de madeira que mede seis milímetros e peças de um milímetro no livro dos recordes, o “Guiness Book”, mas não obtive resultado. Mesmo assim, essa experiência me serviu como base para uma melhoria”, confessa.Santini faz boa parte das peças de xadrez manualmente. “Agrada tanto quem deseja jogar como quem gosta de objetos de decoração ou procura peças exclusivas para colecionar”, ressalta ele, que assina todas as peças em baixo relevo. O artista é de Capitão Leônidas Marques e tem obras até em outros países.
A Secretaria de Esporte e Lazer deve iniciar em março turmas para aulas de xadrez. As aulas são gratuitas. Quem tiver interesse deverá entrar em contato pelo telefone (45) 3902-1348.
fonte:www.cascaveljlshopping.com.br
Texto de autoria do assessor de imprensa Evandro Karvat.

Nenhum comentário: