quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

245 - PACATUBA - CE : CLUBE DE XADREZ FAZ OITO ANOS!

"O Xadrez é algo mais do que um jogo, é uma diversão intelectual...".
A frase do ex-campeão mundial de xadrez, J. R.Capablanca, ilustra a importância do aniversário de oito anos do Clube de Xadrez de Pacatuba, na última sexta-feira, 13. O esporte, que inclusive foi instituído nas escolas públicas municipais como elemento pedagógico, através de projeto de lei, movimentou enxadristas no fim de semana, em virtude de disputas dessa atividade. O motivo da comemoração, que coincidiu com o aniversário do Clube, foi o reconhecimento deste como Instituição de Utilidade Pública Municipal.
Realizado na escola Nelly de Lima, o torneio foi idealizado pelo Clube de Xadrez, em parceria com a prefeitura de Pacatuba, através da Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. As atividades ocorreram no sábado, 14, e no domingo, 15. Na ocasião, houve a premiação dos campeões pacatubanos de 2008, bem como a entrega do título de tricampeã cearense à enxadrista Vanessa Ketlin.
O título de Utilidade Pública é uma exigência da Lei Orgânica de Pacatuba para que as entidades comunitárias possam estabelecer convênios com a administração municipal. A honraria também possibilita repasse de recursos para o desenvolvimento das atividades da instituição. A nova condição também credencia o clube a receber doações de pessoas físicas e jurídicas, sendo que estas podem ser abatidas no Importo de Renda. Confira os vencedores do torneio aqui.

Nenhum comentário: