sábado, 14 de fevereiro de 2009

226 - UM PORFESSOR DE HISTÓRIA COM ANOS DE DEDICAÇÃO AO XADREZ

Caminho acolá
Por Dewain Barber
Sempre fui interessado em viajar desde a minha primeira grande viagem para o World's Fair 1962 Seattle. Vendo o novíssimo e brilhante Space Needle, deu-me um desejo de ver e conhecer mais o mundo. Eu tenho a sorte de poder viajar para 58 países. Tornei-me um professor e iniciei um clube de xadrez na minha escola. Nessa altura, um conselho local de xadrez e uma organização foi formado assim que entrei para promover o xadrez escolar em Orange County, Califórnia. O conselho local decidiu fazer um torneio escolar que mais tarde passou a ser conhecido como o Scholastic Morrison. Atualmente em seu 35o ano. Tenho organizado, apoiado e sempre estive presente nestes eventos, uma vez que começaram em 1974. Uma vez, há muitos anos atrás, um jovem estudante chamado Julian apareceu e inscreveu-se para jogar. Ele tinha grande dificuldade para caminhar e usado muletas para se locomover. Nos anos seguintes, continuou a vir para jogar o Scholastic Morrison e foi bem sucedido, pois sempre ficava bem colocado, nas primeiras colocações em sua categoria. Depois de ter concluído o ensino médio, eu não o vi mais. Continuei as viagens depois de ter me aposentado do ensino em 2000.
Passado vários anos, eu estive em um Holland América, um navio de cruzeiro ao largo da costa do Chile, quando notei um homem que eu pensei ter reconhecido dos tempos de torneios escolares. Me aproximei dele e disse: "Seu nome é Juliano e você joga xadrez?" Ele respondeu, "Sim, respondeu ele para as duas perguntas que fizera." Então, perguntei-lhe se ele já tinha jogado no Torneio de Xadrez Escolar Morrison Buena Park, Califórnia. Ele disse: "Sim, e você deve ser o Sr. Barber." Fiquei surpreso ao ve-lo em um navio de cruzeiro tão longe de casa. Depois de falar com ele por alguns minutos, soube que ele tinha terminado os estudos e estava trabalhando ali. Evidentemente, tivemos que contar o número de anos desde que ele havia jogado no Morrison. Desde que ele saiu da escola faziam uns 25 anos desde que eu o tinha visto pela ultima vez. Jogamos várias partidas de xadrez a bordo do navio, uma vez que passamos ao redor da ponta da América do Sul e visitamos Argentina, Uruguai e Brasil.
"Há uma coisa que costumo dizer aos jovens que estão começando no xadrez que queria compartilhar com vocês: "A beleza de jogar xadrez é que com ele vocee vai criar muitas amizades duradouras que tornam o mundo um pouco melhor".

Nenhum comentário: