domingo, 4 de janeiro de 2009

114 - NÃO DEIXE SEU CEREBRO SAIR DE CASA EM JEJUM!


Como o corpo humano necessita de alimento consistente, logo pela manhã, para manter-se alimentado durante várias horas, antes da chegada do horário do almoço. Assim o cérebro também necessita alimentar-se, existem uma quantidade muito grande de alimentos que ajudam o cérebro a permanecer saudável, são os peixes em geral, as frutas, verduras e legumes crus ou semi cozidos, e principalmente alimentos que contenham o Omega 3.

Mas também atividades e exercícios são bastante indicados por profissionais que estudam esse órgão tão complexo do nosso corpo humano. Leituras de livros, jornais e noticiários, os jogos de baralho, o chamado jogo da memória, jogo dos 7 erros, entre tantos outros que estimulam o funcionamento saudável do cérebro, mas nenhum jogo ou exercício é mais completo do que quando estimulamos nosso cérebro a raciocinar e trabalhar em geral, como numa partida de xadrez, inclusive basta apenas exercícios diários de no mínimo 30 minutos de atividades com o xadrez logo pela manhã, já garantirá um dia mais saudável e salutar, podendo ser: Uma analise de uma partida que já foi jogada, um estudo de uma determinada variante de uma abertura, ou até mesmo tentar solucionar um daqueles problemas, que efetuando os lances corretos, chega-se ao xeque mate, mas o que importa mesmo, é essa atividade logo bem cedo, pois estimular o cérebro, garante uma vida mais ativa e saudável. Segundo os cientistas, atividades lúdicas realmente exercitam a memória a a capacidade lógica do individuo.

O cérebro humano pesa pouco mais de 1,4 kg, mede em torno de 16 cm e é composto por 78% de água. Mas é o órgão mais complexo do corpo humano. Só de neurônios, são mais de 100 bilhões. Por isso, o cérebro precisa estar sempre, como costumo dizer: ‘Esbanjando saúde’.

Atualmente, as pessoas vivem obcecadas com ginástica, dietas e atividades para melhorar a saúde do corpo, mas pouca gente imagina que o cérebro também deve ser exercitado o tempo todo", escreveu o grande mestre em xadrez Raymond Keene num artigo para a revista britânica The Spectator. "A melhor maneira de viver mais e melhor é botar o cérebro para trabalhar."

E voce ? o que tem feito para estimular seu cerebro? Não deixe seu cerebro sair de casa em jejum!

Nenhum comentário: