sábado, 17 de janeiro de 2009

142 - MI GERALDO LEBREDO - NOVA ODESSA

Entrevista realizada no ano de 2004, mais bastante interessante, vale a pena relembrar!
Gerardo Lebredo apresentou uma palestra no Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Odessa. Durante sua pemanência na cidade e foi entrevistado por Laércio Gomes:

Gerardo Lebredo, Mestre Internacional de Xadrez, nasceu em 03/08/1950 em Havana - Cuba. Tem Mestrado em Pedagogia de Xadrez. É professor de Xadrez do ISLA - Instituto Superior LatinoAmericano de Xadrez.

Quais as qualidades humanas o jogo de Xadrez desenvolve ou melhora nas pessoas?
Lebredo
- Várias qualidades: vontade; capacidade de autocrítica - pois não há azar. Só perde quando comete-se erros e não tem a quem culpar. A culpa é tua pelo equívoco, erro, falha cometida. Favorece o desenvolvimento de energias mentais, emocionais, psicológicas existentes na vida moderna... como Kasparov joga muito bem durante muito tempo no mesmo nível? É muito difícil comportar-se assim! O Xadrez tem importante mensagem de dinamismo e atividade onde cada pessoa tem que potencializar-se ao máximo na vida e melhorar sempre, constantemente. O Xadrez ensina a melhorar as emoções e isto é uma grande escola de inteligência emocional.
Quais os maiores ou melhores mestres que estudou?
Lebredo
- Rubenstein, Capablanca, Steinitz, Alekhine, Tarrasch, Lasker sobretudo e também Paul Morphy. Todos eles de uma maneira geral tinham grande compreensão e conceito da posição.
Quais os principais legados deixados por esses Grandes Mestres?
Lebredo
- O desenvolvimento do jogo, praticado e estudado por essas grandes figuras. Construíram o jogo sobre bases objetivas, coordenadas onde o principal em Xadrez é a posição e não um capricho pessoal. Tem que ver e considerar as características de cada posição e sobretudo com pensamento flexível!
Como pensar em Xadrez isso?
Lebredo
- Descobri isso depois de muitos anos, a diferença entre dois jogadores pode fazer ou ser, é a maneira de pensar. Com os mesmos conhecimentos desenvolve as mesmas habilidades, porém de maneira mais efetiva e isto lhe permite considerar melhor as posições e decidir melhor as jogadas mais rapidamente.
Como melhor as habilidades estratégicas e táticas?
Lebredo
- Estudando princípios fundamentais: (1) o domínio do centro; (2) a iniciativa; (3) quando trocar uma peça; (4) economia de recursos na defesa; (5) harmonia - é o principal no jogo pois coordena cada posição a cada movimento. Capablanca o maior Mestre cubano deixou este legado - o jogo é exemplo de harmonia. Ele dominava com excelência as trocas para efetuar simplificações.
Quais as principais escolas de pensamento sobre o jogo de Xadrez?
Lebredo
- Para decidir uma jogada há diferentes teorias. Considera-se três aspectos importantes: (1) juízo posicional, com base nas considerações gerais; (2) cálculo das variantes sobre a base de análises concretas; (3) conhecimento de posições modelos que servem para jogar outras posições semelhantes. Ter uma boa memória para recordar posições modelos entrelaçadas. Uns prestam mais atenção que outros.
Como melhorar seu próprio jogo? Seu poder de análise?
Lebredo
- Trabalhando sério no desenvolvimento de muitos exercícios e análises de muitas posições com diferentes características. É fundamental!
Qual é a síntese histórica do Xadrez em Cuba?
Lebredo
- É o primeiro país da América onde se jogou Xadrez. No final do século XIX criou-se o Clube de Xadrez de Havana, visitado pelos mais afamados Mestres, onde jogaram os mais fortes Campeonatos Mundiais. Steinitz o chamava de Clube Dourado de Xadrez. Capablanca o visitou levado por seu pai quando menino; depois despontou como grande jogador. Não temos duvída que o Triunfo da Revolução Cubana revolucionou o Xadrez na Ilha. Incentivou os Torneios Memoriais a Capablanca e os jogadores começaram a jogar na Europa freqüentemente. Todo movimento enxadristico era e é apoiado. Em 1966 jogou-se a Olimpíada de Xadrez em Havana. Contratou-se Grandes Mestres para ensinar o Xadrez como esporte e no desenvolvimento de Qualidades Humanas. Há hoje no ISLA 18 profissionais desenvolvendo este trabalho entre GM, MI, MF, psicólogos, árbitros, treinadores, professores, pedagogos e no próximo ano este número aumentará para 26 profissionais.Há uma Resolução de 1989 do Instituto de Esportes e Ministério da Educação que estabelece o Xadrez nas Escolas dentro da área de Educação Física e o Sistema de Áreas Especiais de Xadrez e Escolas Esportivas de diferentes níveis nas Províncias e no país.
Quais suas maiores alegrias no jogo de Xadrez?
Lebredo - De ser como eu sou e gostar de uma atividade apaixonante que promove a espiritualidade. Além da satisfação de ver outros jogadores evoluírem.
E as maiores tristezas?
Lebred
o - Não alcançar os resultados esperados
Qual é a formação do pessoal do ISLA que ensina, divulga e massifica o xadrez em Cuba?
Lebredo
- A formação é empírica (a experiência sob aspectos diversos predomina). São professores de Xadrez e pedagogos com formação em Educação Física e Esportes. Este ano, pela primeira vez, houve graduação para professor de Xadrez. Num curso de um ano, baseado em prática de ensino, educação física, ética, etc. Graduaram-se cerca de 670 professores. Na Universidade temos muitas teses sobre o xadrez, em seus diversos aspectos.
Quais os conselhos para uma melhor preparação?
Lebredo - No aspecto físico pode-se praticar diversas atividades: natação, corridas, caminhadas, ioga, etc. Cada um faz sua escolha. No plano emocional é interessante após a partida fazer pequenos comentários, relatando seu estado de espírito. A disposição, a depressão (causadas pelos erros), bloqueios emocionais, a euforia. Considero a euforia o pior dos sentimentos, pois dificulta a correta avaliação da posição, quando achamos que o jogo já esta ganho. O importante é fazer um trabalho sério e não crer em má sorte e ficar por isso mesmo ou deixar para os próximos torneios.
Como melhorar a concentração?
Lebredo
- Desligando-se de uma atividade 100% e ligando-se em outra. Essa qualidade é importante. Não pensar em outra coisa. Mudar a fita mental como dizemos em Cuba. Aproveitando o máximo do tempo enquanto treinamos, lemos ou jogamos xadrez. A concentração também é exercitada jogando às cegas (sem peças e tabuleiro), lendo livros de xadrez sem o auxílio de tabuleiro, fazendo o cálculo das variantes mentalmente
Como melhorar o jogo na abertura?
Lebredo
- Estudando a cultura geral e depois selecionar o repertório mínimo para as brancas e estudar as mais importantes respostas para as pretas. Depois inverter e verificar as melhores jogas das pretas contra cada abertura. É importante estudar partidas completas e buscar as idéias e planos de cada abertura.
Como melhorar o meio-jogo?
Lebredo
- Através do conhecimento de posições modelos e suas funções, especificamente no domínio de procedimentos teóricos. Domine esta parte muito bem.
Como aperfeiçoar as análises?
Lebredo
- Fazendo cálculos precedidos de análises. Sempre! E concentrar-se em três funções: (1) assertiva; (2) executiva e (3) controle valorativo da posição. Raciocinar, analisar, extrair dados. Habituar-se a isso. Analisar primeiro e só depois começar a calcular. Escreva algo sobre seus jogos, logo após as partidas e comente com seu treinador. Há uma tendência dos jogadores de pular as análises e já ir calculando. Ter esse autocontrole sobre nossos pensamentos é fundamental. Isto evita jogadas calculadas desnecessariamente. Assunto que trato num curso de cinco dias.
Como criar espetáculos no jogo de Xadrez?
Lebredo
- O Xadrez em Cuba foi desenvolvido via simultâneas. Muitas simultâneas em todos os pontos do país, nas pequenas e grandes cidades, na periferia. A simultânea é um espetáculo único, onde um Mestre enfrenta vários jogadores, a platéia participa. Além disso, o Xadrez pode melhorar a vida das pessoas, com seus benefícios que a modalidade proporciona.
Um recado final.
Lebredo
- Espero que os políticos e dirigentes percebam a importância do jogo de Xadrez. Trabalhando na sua massificação estarão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, além da forte integração social que proporciona. O Xadrez é o exercício do pensamento.

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