sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

175 - FESTIVAL DE XADREZ GIBRALTAR 2009

Acontece de 27 de Janeiro a 5 de fevereiro.
Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte, é limitado, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Gibraltar, já no Atlântico. O nome Gibraltar origina-se da expressão árabe jabal al-Tariq (ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tarique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que une a África ao continente europeu. O nome é uma homenagem ao general muçulmano Tariq ibn Ziyad que no ano de 711d.C. aí desembarcou, iniciando a conquista do reino visigótico.
O evento é promovido pelo Caleta Hotel. Em todas as modalidades serão jogadas em 5 rodadas, pelo sistema Suíço. Na categoria Challengers 1, disputa o brasileiro Steffenello Leonard (radicalizado na França), 2164 de rating que ganhou na primeira rodada de Helin Mikael da Suécia com 1974, já na segunda rodada o brasileiro perdeu paro o Inglês Horton-Kitchlew Andrew de 2084. Na terceira rodada Steffenello Leonard empatou com o francês Suez-Panamá Gilles 2032. Com 1,5 pts na competição o brasilerio enfrenta na quarta rodada o norueguês Demac Elias que tem 2 pts.
O evento tem como convidado especial o antigo campeão mundial Boris Spassky 1969-72 que ficou hospedado no Hetel Caleta juntamente com os atletas, o que faz com que o acesso a eles fosse muito melhor e pudesse assim compartilhar socialmente com jogadores de vários lugares do mundo num clima amigável e cordial, ressalta Spasky, que permanecerá por apenas 3 dias no local do evento.
O prêmio para o Campeão na categoria Mestres, onde vários GMs são candidatos ao excelente premio de € 15.000 (quinze mil euros). A liderança nesta modalidade pertence aos GMs Dzagnidze Nana , SockoBartsz e Cotronias Vasileios, todos com 3 pts , a próxima rodada, a 4 acontecerá nesta sexta-feira.

Maiores detalhe e toda a cobertura do evento, acesse o site oficial: http://www.gibraltarchesscongress.com/gib2009/index.html

Nenhum comentário: