quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

150 - INÉDITO: LUCAS GUIMARÃES PEIXOTO, ENXADRISTA DE APENAS 10 ANOS DISPUTA CAMPEONATO ABSOLUTO ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO

O local é o bairro da Tijuca, que fica localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, bairro de classe média alta, e onde o Tijuca Tênis Clube (tradicional clube do Rio de Janeiro) recebeu nos dias: 10, 11, 17 e 18 de Janeiro, os atletas classificados para a final do Campeonato Estadual Absoluto de Xadrez, versão 2008.
Haviam 3 MFs, muitos Classes “A” e alguns Classes “B”, todos jogadores fortes e dispostos a lutarem pelas primeiras colocações.
Mas o menino Lucas chamou a atenção de todos, pois com apenas 10 anos de idade, nascido em 17/12/1998, figurava entre os mais fortes enxadristas cariocas, quebrando o recorde que antes pertencia ao atual MI (Mestre Internacional) Diego de Berardino, que disputou competição semelhante com apenas 13 anos de idade, e que agora passa a pertencer a Lucas Peixoto Guimarães, com 10 anos é o enxadrista mais novo nessa competição de nível tão elevado. Haviam mais jovens na competição, mas com idades acima dos 10 anos.
Lucas é filho do MF Wagner Guimarães Peixoto, que com certeza terá um futuro brilhante no Xadrez, pois já possui um currículo invejável, em 2005 ele foi Campeão Brasileiro Escolar, em 2006 Vice-Campeão Brasileiro Escolar, em 2007 ele foi 4 lugar no Panamericando Escolar, em 2008 Vice-Campeão Estadual categoria Sub-10 e ainda no mesmo ano foi o Terceiro colocado no Brasileiro Sub-10.
Fato interessante pode ser notado nas partidas em que o Lucas disputa, mesmo jogando com adultos e pessoas muito forte ele não se intimida e joga de igual para igual com qualquer enxadrista que lhe cruza o caminho numa competição, a última competição disputada por Lucas, foi o I Festival de Xadrez Rápido do Bangu Atlético Clube, ficando em 15 lugar entre 28 participantes ativos, fazendo 3 pts, onde vários classes “A” se faziam presente, inclusive seu pai o MF Wagner Guimarães Peixoto foi o campeão deste evento realizado, nesta última terça-feira, feriado carioca no Bangu Atlético Clube, Zona Oeste da “Cidade Maravilhosa”!
Torcemos para que o Lucas continue a aprimorar seu jogo, e que num futuro bem próximo outros recordes venham ser quebrados pelo menino prodígiodo do xadrez carioca, vale a pena acompanhar de perto a sua trajetória, e que Empresas, Entidades e até mesmo pessoas influentes da socidade possam perceber a importancia e a necessidade de investir nesse menino tão talentoso e brilhante.
Parabens Lucas!!!

Um comentário:

Marcelo disse...

Celso
Lucas este ano foi Vice no Estadual C (tb quebrande o recorde q pertencia ao Guilherme Espinosa em 2006), coM pontuacao do campeao, disputando o titulo na ultima rodada, quando melhor, propos tablas assegurando medalha. É recordista nacional como o mais novo filiado,quando disputou o Estadual sub 8, em Vassouras em 2003. E aproveitando, este Absoluto bateu recordes com 6 participantes sub 21 (Lucas,Alessandro, Igor,Yunes,Tossato e Bruno).